TAP coloca os portugueses a olhar para o céu


A TAP apresentou o seu moderno avião Airbus A330 batizado de “Portugal” com a emblemática pintura “retro”, a recordar as décadas entre os anos 50 e 70 e que pretende ser uma homenagem a Portugal e aos portugueses.

Este moderno Airbus 330-300 descolou, na segunda-feira dia 26 de junho, do aeroporto de Lisboa, pelas 9:20 da manhã, rumo ao Porto tendo regressado a Lisboa pelas 12h30.

O itinerário deste primeiro voo foi criteriosamente desenhado para mostrar aos Portugueses e ao mundo este verdadeiro embaixador de Portugal, com passagem assegurada pelos cenários mais icónicos de Lisboa e Porto.

Na Invicta, sobrevoou a Foz e fez a primeira passagem baixa na pista do Aeroporto Sá Carneiro. De regresso a Lisboa, sobrevou Cascais, a ponte 25 de Abril e, teve uma passagem baixa na pista, antes de aterrar no Aeroporto Humberto Delgado.

Este Airbus A330-300, com a matrícula CS-TOV, tem capacidade para 285 passageiros e é uma homenagem a Portugal e aos Portugueses pretendendo promover o País aquém e além-fronteiras, tendo sido recriada, de forma fiel, a tipografia ‘Transportes Aéreos Portugueses’ e o logotipo da companhia na época, popularmente conhecido como “Passarola”.

Este é o segundo avião da TAP a receber o nome do País. O primeiro a chamar-se “Portugal” foi um Boeing 747-200, recebido pela TAP em fevereiro de 1972 com a imagem corporativa da TAP.

A pintura do novo avião “Portugal” faz parte de um conjunto de ações programadas pela companhia para celebrar essa ligação histórica e indissociável entre a TAP, Portugal e os portugueses.

Este primeiro voo nacional de demonstração do “Portugal” pretende dar continuidade aos voos comerciais de longo curso, em que irá promover Portugal além-fronteiras, da América do Norte, à América do Sul, passando por África.

De acordo com a TAP, o “Portugal” é um dos três Airbus A330-300 a dotar a companhia aérea neste verão e que irão contribuir para o aumento da sua capacidade face à abertura de novas rotas, nomeadamente a rota de longo curso para o Canadá (Toronto), inaugurada a 10 de junho.

O Airbus A330-300, “Portugal” foi concebido como tributo da TAP à sua já longa história, que é também a história do País. Hoje como outrora, a TAP cruza os céus em nome de Portugal e dos Portugueses, contando já 72 anos de história.