Musa Cascais 2017 com os maiores nomes do Reggae internacional


Inserido no circuito mundial de reggae, a noite de sábado (1 de junho), trouxe-nos nomes sonantes como os jamaicanos Skatalites e o germânico Gentlemam.

Embora a participação de Horace Andy, um nome também bastante conhecido do reggae, tivesse sido cancelado, o publico não desanimou manteve-se animado e eufórico até ao final da noite.

Os Kingdom Satge, conhecida banda brasileira, agora radicados em Portugal, deram inicio a uma noite animada já que aqueceram de imediato o ambiente para o que vinha a seguir. Conhecida pelas suas atuações energéticas e personalidade sonora, a banda explorou e incorpora elementos de jazz, funk e soul à sua musica, refletindo as influencias multiculturais de seus membros.

Sem deixar cair a energia os Rubera Roots Band, propuseram-se tocar a consciência e o espírito do homem universal em valores comuns da universalidade humana como amor, justiça, igualdade, solidariedade, respeito, através da música roots – raízes reggae – numa mistura de crioulo e cultura africana.

Apresentando-se numa mistura de “velhos e novos”, atuaram de seguida os Skatalites, uma referencia do estilo musical jamaicano SKA.  O ska cruza blues, R&B e jazz com músicas tradicionais das caraíbas.

Para continuar a homenagear o Reggae, pudemos ouvir Keron “Kabaka Pyramid” Salmon. Este multi-talentoso artista e produtor jamaicano da cidade de Kingston, possui um estilo musical único misturando a energia e a melodia do reggae. As suas mensagens difundem energias positivas, espiritualidade e evolução da consciência, deixando a assistência em êxtase.

E o ponto alto da noite chegou (se assim se pode dizer) com a atuação de Gentleman (Otto Tilmann), o germânico que se apaixonou pela música jamaicana quando visitou a ilha desse país pela primeira vez aos 17 anos.

Gentleman, falou de amor e respeito mutuo, chegando a cantar um musica do grande Bob Marley “ Redemption” como hino. Para ele a melhor letra escrita de reggae. O publico vibrava, cantava e pulava.

E sem que ninguém esperasse Gentleman, desceu do palco e misturou-se com a assistência. Foi o delírio!

Acabou assim em apoteose o melhor Festival de Reggae de Portugal, reconhecido pela participação dos maiores nomes do reggae internacional.