Sporting bate Fiorentina e conquista o Troféus Cinco Violinos

Ao vencer a Fiorentina por 1-0, o Sporting conquista pela sexta vez consecutiva o Troféu Cinco Violinos o qual, até hoje, sempre ficou em Alvalade.

O único golo da partida, aos 26 minutos, foi marcado pelo holandês Bas Dost, após o árbitro ter recorrido ao vídeo-árbitro para validar um lance que tinha sido inicialmente anulado por fora de jogo. 

Para este último jogo de pré-época, o Sporting pôs em prática uma linha defensiva adaptada, composta por Cristiano Piccini, na direita, Tobias Figueiredo e William Carvalho, no eixo, e Fábio Coentrão, na esquerda. 

Tendo Battaglia como médio defensivo, o Sporting alinhou no esquema preferido do treinador Jorge Jesus, 4-1-3-2, e apresentou-se em melhor plano que a Fiorentina, que se encontra numa fase mais atrasada da preparação.

Na segunda parte o jogo perdeu ritmo, em parte, devido às  várias substituições promovidas pelos dois treinadores. Embora o Sporting tenha sido sempre mais ofensivo, a verdade é que não existiram grandes oportunidades de jogo.

Concluída que está a fase de preparação, os Leões preparam-se agora para o jogo de abertura do campeonato 2017/18 já no próximo dia 6 de agosto, no terreno do recém-promovido Desportivo das Aves.