Toyota Yaris WRC alcança resultado histórico no Rali da Finlândia

A TOYOTA GAZOO Racing conquistou uma vitória impressionante no Rali da Finlândia. Com Esapekka Lappi a alcançar a sua primeira vitória e Juho Hänninen a subir ao terceiro lugar do pódio. Esta prova do Campeonato do Mundo de Ralis da FIA foi particularmente marcante por ser no país natal dos três pilotos e sede da equipa que desenvolve o Yaris WRC. Este rali ficará ainda na história por ser a primeira prova em que dois pilotos TOYOTA GAZOO Racing subiram ao pódio e onde o Yaris WRC liderou 22 dos 25 setores e venceu 18. Numa clara demonstração de velocidade, os Yaris WRC terminaram em primeiro e segundo lugar em 13 troços, terminando até um dos setores com os 3 Toyota nas 3 primeiras posições.

Jari-Matti Latvala foi obrigado a desistir da liderança no sábado, mas voltou à ação no domingo e foi o mais rápido em mais três setores – num deles em conjunto com Juho Hänninen. Jari- Matti Latvala obteve ainda o quarto lugar na Power Stage conquistando dois pontos adicionais para o campeonato, num fim de semana histórico para toda a equipa. Para Tommi Mäkinen (Diretor da Equipa) “o problema com o Jari-Matti no sábado foi realmente a única deceção. acrescentando que foi quase Tenho que agradecer à nossa equipa. Deram o máximo para dar um passo em frente neste rali. Fomos capazes de desenvolver um carro muito rápido para os nossos pilotos que deram o seu melhor. Parabéns ao Esapekka e Juho em particular. Ainda me lembro da minha primeira vitória aqui há 23 anos e acreditei que o Esapekka poderia alcançar o mesmo”.

Sobre os resultado obtido pela equipa, Akio Toyoda (Presidente da Equipa e da Toyota), fez questão de referir “Esapekka Lappi trouxe-nos o melhor resultado possível num rali em que a equipa está em “casa”, e gostaria de expressar o meu apreço a todos os nossos fãs pelo seu forte apoio celebrando este momento especial juntos. Juho Hanninen também alcançou o melhor resultado da carreira: como nosso principal piloto de teste desde o início do projeto, o Yaris WRC não teria nascido sem ele. Sinto muito por Jari-Matti Latvala, que foi afetado por um problema técnico, mas a sua condução no último dia mostrou novamente que ele nunca desiste e estamos muito orgulhosos do seu desempenho. Para mim, o rali da Finlândia é um evento especial que visitei há três anos, conversando com Tommi Makinen sobre como criar automóveis cada vez melhores. Em seguida, iniciamos este projeto, com a ideia de aprender mais sobre como criar automóveis cada vez melhores através dos ralis. Aqui, acredito que o nosso Yaris WRC mostrou um desempenho significativo porque foi desenvolvido em estradas na Finlândia. Logo, foi um momento realmente emocionante – ao assistir ao evento na televisão do Japão – ao ouvir os dois hinos nacionais: o finlandês e japonês na subida ao pódio. Agora vamos continuar a aprender ao longo do ano. Os maiores desafios ainda estão para vir. Obrigado a todos os fãs pelo seu apoio contínuo”. 

A próxima ronda do Campeonato Mundial de Ralis da FIA é o Rali da Alemanha, de 17 a 20 de agosto. Este 10o rali da época é um regresso ao asfalto e promete ser mais uma dura prova para o Toyota Yaris WRC. 


Classificação ao final do 4o dia:
1 Esapekka Lappi/Janne Ferm (Toyota Yaris WRC) 2h29m26.9s
2 Elfyn Evans/Daniel Barritt (Ford Fiesta WRC) +36s
3 Juho Hänninen/Kaj Lindström (Toyota Yaris WRC) +36.3s
4 Teemu Suninen/Mikko Markkula (Ford Fiesta WRC) +1m01.5s
5 Craig Breen/Scott Martin (Citroen C3 WRC) +1m22.6s
6 Thierry Neuville/Nicolas Gilsoul (Hyundai i20 Coupe WRC) +1m33.1s 7 Ott Tänak/Martin Järveoja (Ford Fiesta WRC) +1m53.6s
8 Kris Meeke/Paul Nagle (Citroen C3 WRC) +3m12.6s
9 Dani Sordo/Marc Martí (Hyundai i20 Coupe WRC) +4m11.5s
10 Mads Østberg/Torstein Eriksen (Ford Fiesta WRC) +4m21.2s
21 Jari-Matti Latvala/Miikka Anttila (Toyota Yaris WRC) +20m15.8s

Classificação do Campeonato de Pilotos do Mundial de Ralis FIA 2017 ao final do 9o Rali:

1 Thierry Neuville 160
2 Sebastien Ogier 160
3 Ott Tänak 119
4 Jari-Matti Latvala 114 5 Dani Sordo 84

6 Elfyn Evans 79
7 Craig Breen 53
8 Hayden Paddon 51 9 Juho Hänninen 46 10 Esapekka Lappi 45

Classificação do Campeonato de Fabricantes do Mundial de Ralis FIA 2017 ao final do 9o Rali:

1 M-Sport World Rally Team 285
2 Hyundai Motorsport 251
3 TOYOTA GAZOO Racing WRT 193
4 Citroen Total Abu Dhabi World Rally Team 135
(Resultados às 19:30 de domingo 30 julho de 2017, para mais informação: www.wrc.com)

A próxima ronda do Campeonato Mundial de Ralis da FIA é o Rali da Alemanha, de 17 a 20 de agosto. Este 10o rali da época é um regresso ao asfalto e promete ser mais uma dura prova para o Toyota Yaris WRC.