Festas do Mar 2017 – Um Festival de Música, Tradição e Fé das Gentes de Cascais


Momento alto das Festas do Mar de Cascais, é a habitual e tradicional Procissão em honra de Nossa Senhora dos Navegantes, que se realizou ontem, dia 20.

Tal como na maioria das aldeias e vilas de Portugal, as festas tradicionais, estão diretamente associadas a cultos religiosos. Em Cascais as festividades estão diretamente relacionadas com a vivencia das suas gentes e o mar, embora também reflitam a ruralidade do concelho. 

Ontem, mais uma vez a Procissão em honra de Nossa Senhora dos Navegantes constituiu o ponto alto das Festas do Mar. O cortejo composto por treze andores transportados por pescadores, partiu da Igreja Matriz de Cascais, em direção à praia dos Pescadores, acompanhado pelas suas famílias trajadas a rigor. Aí os andores foram colocados em barcos de pesca com nomes típicos, tais como “Diogo Mar”, “Horizonte Aberto”, “Milagres” e “São Bartolomeu do Mar” entre outros, vistosamente engalanados. Os barcos seguiram em procissão por mar, em direção ao Farol da Guia.

Durante o percurso, de ida e volta, foram lançadas flores à água «em cada cravo branco, uma reza; um pedido, o lembrar de entes queridos que partiram». De regresso ao cais, o cortejo fez novamente o caminho de volta à Igreja Matriz.

Para alem da devoção com que os fieis participam nesta festividade, existe a emoção, o prazer de reencontrar familiares, amigos e até simples conhecidos, que fazem questão de aqui regressar nesta data. Os barcos são pequenas “ilhas” carregados de devoção, amor, animação e muita alegria.

A procissão de Nossa Senhora dos Navegantes integra as Festas do Mar, herdeiras da Festa dos Pescadores desde 1965, por iniciativa do capitão-tenente António Cardoso. No ano seguinte, e já denominadas como Festas do Mar, as mesmas foram um sucesso, tendo a Capitania contado com a colaboração da Casa dos Pescadores. Após uma interrupção de duas décadas, as Festas do Mar regressaram em 1992, com um novo formato e com a participação da Câmara Municipal de Cascais na organização das festividades.