SEAT 600 regista recorde mundial e entra para o GUINESS WORLD RECORDS ao concentrar 787 veículos.


A SEAT bateu o GUINESS WORLD RECORDS com a maior concentração de 600 na sua longa história, desde o seu nascimento em 1957. Foram 787 “pelotillas”, como é carinhosamente conhecido em Espanha, concentrados no Circuito de Barcelona-Catalunha, em Montmeló, no ato de encerramento do 60º Aniversário do 600.

A chamada dos orgulhosos proprietários dos 600 à concentração decorreu com enorme êxito. Em apenas dois meses ficaram completas as inscrições, com os 4.000 visitantes que participaram na homenagem que a marca espanhola organizou para encerramento da festa do 60º Aniversário do automóvel que colocou Espanha sobe rodas. O encontro terminou, como não podia deixar de ser, com um merecido bolo de aniversário.

Sublinhe-se o grande número de SEAT 600 reunidos, em perfeito estado de funcionamento graças aos cuidados que os proprietários lhes dedicam, embora se trate de um modelo popular que conta com 40 a 60 anos de utilização intensiva.

Luca de Meo, presidente da SEAT, recebeu o certificado oficial do recorde obtido GUINESS WORLD RECORDS das mãos do comissário da organização. “O 600 está profundamente ligado à história de Espanha. É um veículo que impulsionou a motorização do país num momento de importante desenvolvimento económico. Com o seu fabrico, a SEAT transformou-se num dos pilares básicos da indústria espanhola, tal como o é hoje”, disse aos presentes.

Entre os participantes, e além dos muitos proprietários e aficionados, bem como dos clubes privados de 600, esteve presente Mikel Palomera, Diretor Geral da SEAT Espanha, com o seu próprio 600 pessoal. “O 600 é para os espanhóis o veículo que aproximou famílias e aldeias, que trouxe a mobilidade e que permitiu a muitos viajarem pela primeira vez livremente. Estou aqui com o meu próprio 600 desfrutando entre amigos e aficionados nesta grande homenagem ao automóvel que colocou Espanha sobre rodas”, disse à assistência antes de agradecer a presença e o envolvimento de todos.

O momento mais esperado e emocionante da jornada aconteceu com a reunião de todos os participantes na concentração dos 600 seguida da saída para a pista do circuito de Barcelona-Catalunha, numa enorme moldura em família.

Tanto os participantes como o público puderam viver uma jornada de festa com espetáculos e atuações musicais durante todo o dia, com a participação do grupo “Guateque” e a alegria de outras melodias do passado e do presente. E, para repor a energia de tanta festa, não faltou uma ampla variedade culinária proporcionada pelos Foodtrucks. A organização também criou um mercado de produtos vintage e de artigos relacionados com o automóvel, uma zona de brincadeira para os mais pequenos e exposições que reuniram os modelos clássicos mais emblemáticos na história da companhia, bem como a atual gama SEAT. Uma gama mais ampla e renovada depois do lançamento do Ateca, do Leon e do Ibiza, a que se junta agora o Arona, uma das estrelas do Salão Automóvel de Frankfurt.

Encerram assim os acontecimentos que comemoram o 60º Aniversário do SEAT 600, o automóvel que impulsionou a motorização em Espanha e que popularizou as viagens e a união de famílias, de aldeias e cidades espanholas.