Termas do Centro: 22 destinos de saúde e bem-estar

Promovem o bem-estar e propõem um Ciclo de Eventos que comprovam que as Termas são para todas as gerações. As Termas do Centro possuem quatro das sete melhores do país, aliando o bem-estar, à saúde e ao turismo.

Composto actualmente por 56 consorciados – entidades públicas e privadas – e por 22 estâncias termais da região do centro, as Termas Centro têm como principal missão promover o bem-estar, através da utilização da água termal, demonstrar aos portugueses bem como aos estrangeiros as qualidades das estâncias e dos respectivos benefícios e, também, realçar que ir às termas não é uma actividade exclusiva ao público sénior.

 “Quem é que ainda não ouviu as palavras “as águas termais são remédio para curar doenças”? As águas termais são um medicamento natural que, como todos os tratamentos à base de produtos naturais, demoram mais tempo a actuar mas onde os seus efeitos são mais duradouros e não têm tantas contra-indicações como os medicamentos à base de químicos. Há muitos portugueses que procuram as termas para curar bronquites, asmas, artroses, inflamações de pele e outras”, afirmou Guida Mendes, coordenadora do projecto Termas Centro.

Contudo, engane-se quem pensa que ir às Termas é somente para os mais velhos. Segundo Guida Mendes, afirmar que o termalismo é destinado apenas a “seniores” não passa de uma ideia estereotipada.

“É uma ideia estereotipada que desde o começo tentamos combater. Para isso, lançámos um Ciclo de Eventos – Viva as Termas – uma iniciativa que visa oferecer às famílias um fim-de-semana diferente, com actividades gratuitas no âmbito da saúde e bem-estar, da natureza, da cultura, do património e da gastronomia”, explicou.

“Entre as actividades destacam-se workshops de culinária e degustação acompanhados por duplas de chefs e nutricionistas, passeios pedestres interpretativos pela natureza ou pelo património histórico da região, concertos e animações outdoor e a oferta de experiências termais. A variedade de actividades que a iniciativa oferece pretende agradar a todos os tipos de público: desde os mais miúdos aos mais graúdos”, completou a Coordenadora.

O Projeto Termas Centro, cujo promotor líder é a Associação das Termas de Portugal – Delegação Centro – é um projeto cofinanciado pelos programas operacionais Centro 2020, Portugal 2020 e pela União Europeia, através do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER), no âmbito da Estratégia de Eficiência Coletiva PROVERE. Segundo Guida Mendes, “ No total está disponível um investimento no valor de 2.3 milhões de euros (onde 85% desse valor é financiado pelo FEDER e o restante pelos seus consorciados) ”.

Porém, é um investimento que não fica por aqui.

“Ainda no âmbito do PROVERE TERMAS CENTRO encontram-se identificados diversos investimentos: são de cerca de 70 milhões de euros de projetos privados e mais de 28 milhões de projetos complementares que contemplam a qualificação e melhorias de diversos serviços e produtos das estâncias termais – desde investimentos estruturais em balneários, hotéis e o investimento na criação ou renovação de produtos e serviços do parque termal (academias, formações e investigações). Existem ainda projetos que irão valorizar a oferta das Estâncias Termais com a oferta de produtos complementares, como a criação de novos percursos pedestres e cicláveis, criação de novas rotas turísticas, parque aquático, ecopistas, requalificação do posto de turismo, etc”. explicou.

Vinte e dois destinos, à disposição, de saúde e bem-estar que lhe proporcionarão dias inesquecíveis!