Cáritas de Tomar irá distribuir toneladas de alimentos no Concelho

Na última reunião geral da Cáritas de Tomar, a presidente da Instituição, Célia Bonet, anunciou que foi aprovada a candidatura no Portugal 2020 ao Programa Operacional de Apoio às Pessoas Mais Carenciadas (POAPMC), que se destina a distribuir géneros alimentares e bens de primeira necessidade durante os próximos dois anos.

Esta candidatura, única no concelho de Tomar, foi elaborada de forma a abranger 268 pessoas carenciadas dos concelhos de Tomar e Ferreira do Zêzere.

O tipo de géneros alimentares a distribuir, bem como as suas respetivas quantidades foi definida pela Direção-Geral de Saúde para cinco grupos etários da população, de forma a assegurar a oferta de cabazes alimentares nutricionalmente adequados e que permitam assegurar 50% das necessidades energéticas e nutricionais mensais dos indivíduos.

A Presidente da Cáritas de Tomar, Célia Bonet,  realça que esta instituição, enquanto entidade coordenadora do projeto, irá receber mensalmente 11.561,46 kg/litros de géneros alimentares diversos, para distribuir pelas famílias carenciadas. E que a distribuição será feita para 218 pessoas no concelho de Tomar e de 50 pessoas no concelho de Ferreira do Zêzere.

Os alimentos a distribuir são: leite, queijo, arroz, massa, cereais, feijão, grão-de- bico, frango, pescada, atum, sardinha, tomate pelado, mistura de vegetais congelados, brócolos, espinafres, azeite, creme vegetal e marmelada.

Este programa é de particular importância para a Cáritas de Tomar, pois permitirá não só, prestar um apoio mais eficaz às pessoas carenciadas selecionadas para este programa, mas também de forma mais significativa as restantes famílias.