HERB RITTS EXPÕE EM CASCAIS

Não estudei história da arte, mas estudei a pintura e escultura renascentistas, o que me ajudou a revelar com maior nitidez a beleza desse gesto fugidio que iluminará o corpo inteiro. A minha fotografia centra-se nesta interrogação: como expor o corpo humano de uma maneira atual? (Herb Ritts)

O estilo inconfundível de Herb Ritts não passa despercebido. Um dos grandes fotógrafos da imagem a preto e branco, vívida e de um estilo inconfundível, Herb Ritts foi durante os anos 80 e 90 do século XX, o criador das imagens mais intensas, oníricas e perfeitas do mundo da moda e do cinema americano, que fazem parte da memória coletiva. Nomes como Madonna, Michael Jackson, Mick Jagger, David Bowie, Tina Turner ou Elizabeth Taylor, Glenn Close, Isabella Rosselini, John Travolta, Richard Gere, Mel Gibson, entre muitos outros foram fotografados por Herb Ritts e são essas algumas das imagens que vão estar em exposição. Farão ainda parte da exposição, fotografias de uma parte da sua criação relacionada com o corpo e o nu, assim como de expedições a África.

Ritts era um homem sensível e culto, apaixonado por arte e história da fotografia, que estudou as composições clássicas, a plasticidade dos diálogos entre figuras na arte renascentista, bem como na fotografia dos princípios do século XX.

A exposição constituída por 110 fotografias, é uma produção da Fondazione FORMA per la Fotografia, com curadoria de Alessandra Mauro para a Fondazione FORMA per la Fotografia e vai estar patente no Centro Cultural de Cascais de 22 de Setembro a 21 de janeiro.