“SUBIDA À GLÓRIA” 2017 – TIAGO SIMÕES E MARTA BRANCO FORAM OS VENCEDORES


Decorreu no passado dia 23 a mítica “Subida à Glória”, que faz parte da génese do ciclismo de competição em Portugal . Ligando os Restauradores ao Bairro Alto, em bicicleta, a prova é feita oficialmente desde 1913, numa extensão de 265 metros e com uma inclinação de 17%.

Entre os muitos corajosos e amantes das duas rodas, que pedalaram os 265 metros da Calçada da Glória, o destaque vai para os jovens Tiago Simões e Marta Branco, vencedores das finais masculina e feminina.

Tiago Simões, de 19 anos, venceu a final, discutida com Pedro Garcia, o vencedor de 2016. Muito emocionado confidenciou à imprensa que Nunca me tinha preparado para este tipo de provas, habitualmente faço XCO e maratonas, mas hoje vi que tenho aptidão para isto”, continuando. “O meu grande objetivo era ganhar ao Ricardo Marinheiro e consegui isso na meia final. Para o ano cá estarei para tentar bater o recorde dele”, prometeu o jovem de Cernache, Coimbra, que começou a praticar BTT há três anos.

A vencedora é Bicampeã Nacional de BTT, em Juniores, tem 18 anos e é de Guimarães. Marta Branco é também a mais jovem vencedora da Subida à Glória Jogos Santa Casa. “Foi espetacular ganhar na primeira vez que fiz esta prova! Estamos a subir, a dar tudo e sentimos a motivação do público… é fantástico”, disse orgulhosa, acrescentando “Fiquei com vontade de repetir, não sei como explicar: fiquei com o bichinho!” Marta Branco disputou a final com a espanhola Maria Barros Fernandez , vencedora da edição de 2016.

 

Numa noite de temperatura muito agradável na capital, a festa das duas rodas contou com a participação entusiasta de Fernando Pimenta, o canoísta que recentemente se sagrou Campeão do Mundo em K1 5000. No fim de subir a Calçada da Glória partilhou as sensações da estreia na prova mais pequena do mundo. “Gosto muito de andar de bicicleta, mas esta subida… é muito difícil!

Muitos são os participantes, que encaram esta noite como puro divertimento, havendo sempre concorrentes que se destacam pela sua performance diferente do ciclista comum. Este ano, destacou-se Fernando Portugal, do Vitória Clube de Lisboa, que ao pedalar mascarado de” velho corcunda e barrigudo” venceu o Prémio da Originalidade.