Mazda expõe a renovada gama Jinba Ittai no Salão de Frankfurt

A Mazda tem exposta a totalidade da sua gama de modelos naquela que é a 67ª edição do Salão Internacional do Automóvel de Frankfurt (IAA), certame cujas portas abriram esta manhã (12 de setembro) para o primeiro dos dois dias reservados à imprensa.

Entre as propostas expostas no stand da marca japonesa na Messe Frankfurt (Pavilhão 9, Stand B16) destacam-se o novo Mazda CX-5, modelo que em determinados mercados é comercializado com a versão mais recente do bloco SKYACTIV-G 2.5 ( motor não comercializado em Portugal), sendo que agora a Mazda propõe este motor a gasolina, potente e de elevada compressão, dotado de um novo sistema de desativação de cilindros. A operação faz-se através do controlo do movimento das válvulas, permitindo o fecho de dois dos quatro cilindros do motor quando em condições de carga mais ligeiras (por exemplo, a uma velocidade de cruzeiro constante), reduzindo as perdas de pressão e melhorando significativamente os consumos e emissões.

Ao lado do novo CX-5 surgem o popular Mazda CX-3, SUV do segmento B, o supermini Mazda2, o familiar compacto Mazda3, o emblemático Mazda6 e, claro, o roadster Mazda MX-5, que nesta geração “ND” está disponível nas variantes soft-top e Retractable Fastback (RF).

Todos eles espelham o premiado design KODO da Mazda, transmitindo força, estabilidade e bons momentos passados ao volante, sendo, também, todos eles construídos com Tecnologia SKYACTIV, pacote tecnológico que reúne mecânicas, plataformas e outras inovações Mazda, adotando uma abordagem decididamente não convencional, com vista à melhoria da performance, eficiência e segurança dos seus modelos.

Outro conceito que distingue a Mazda dos demais é a sua busca pelo Jinba Ittai, a sensação de condutor e automóvel como um todo, que se reflecte em cada um dos modelos. Remontando à primeira geração do MX-5, lançada em 1989, a filosofia Jinba Ittai tem gerado, desde então, inúmeros avanços na Mazda, entre eles a aposta no ser humano como figura central de todo o processo, significando que cada pormenor de cada um dos modelos é desenvolvido para proporcionar a melhor experiência possível, quer para o condutor, quer para os demais ocupantes. Essa interminável busca trouxe para a sua actual geração de veículos uma série de soluções dinâmicas habilmente desenvolvidas, tais como o G-Vectoring Control, sistema que aumenta a aderência das rodas à estrada e a consequente segurança em termos de maneabilidade, o sistema de tracção inteligente i-ACTIV AWD e a gama de avançadas tecnologias de segurança activa i-ACTIVSENSE.

Após os dois dias de imprensa (12 e 13 Setembro), o IAA 2017 terá dois dias reservados a profissionais (14 e 15), para depois, entre os dias 16 e 24 abrir as suas portas ao público.