Mazda inicia produção do Novo CX-5 em Hofu

A Mazda arrancou esta semana com a produção do novo Mazda CX-5 na Fábrica nº 2 de Hofu, sita no sul do Japão, processo iniciado em resposta à crescente procura, a nível global, registada ao nível dos segmentos reservados aos crossovers e SUV, onde se integra o CX-5, modelo que também é fabricado nas fábricas que a Mazda tem em Hiroshima (Japão), China e Malásia.

“Estou satisfeito pelo arranque da produção do CX-5 na fábrica de Hofu,” comentou Hidenori Kawakami, Oficial Executivo e Secretário do Responsável pela Produção Global e pela Direcção Geral das Fábricas. “Estamos cientes da nossa posição como uma das fábricas chave na rede de produção global da Mazda, trabalhando para elevar o valor da marca Mazda. Construímos cuidadosa e artesanalmente cada automóvel, dando enorme atenção ao detalhe, com enorme orgulho e empenho, num esforço conjunto para agradar aos nossos clientes.”

A Mazda está a trabalhar afincadamente de modo a atingir a sua meta de vendas de 1,65 milhões de unidades, a nível global, até ao final do seu plano de negócios a 3 anos, lançado aquando do último Ano Fiscal. A Mazda tornou o seu sistema de produção mais flexível, de modo a acompanhar a crescente procura por propostas SUV. Hofu começou a produzir o Mazda CX-3 em Dezembro último, popular SUV do segmento B que também é fabricado em Hiroshima. Mais recentemente, em Agosto, a Mazda adaptou estas instalações com novos sistemas com vista à produção de novos crossovers.

Em Hofu a Mazda produz outros modelos, incluindo o citadino Mazda2, o familiar compacto Mazda3 e a gama Mazda6, juntamente com transmissões SKYACTIV. Localizadas a cerca de 110 km a sudoeste de Hiroshima, as instalações de produção de transmissões começaram a operar em 1981, para no ano seguinte arrancar o fabrico de veículos, cuja produção total ultrapassou as 10 milhões de unidades em 2013.

Originalmente lançado em 2012, o multi-premiado CX-5 é o modelo Mazda mais vendido na Europa, graças à sua combinação vencedora da tecnologia SKYACTIV com o design KODO – A Alma do Movimento. Até à data produziram-se mais de 1,7 milhões de CX-5, representando o modelo cerca de 25% das vendas globais da Mazda. Desvendado mundialmente no Salão de Los Angeles de 2016, o novo Mazda CX-5 mostrou-se depois na Europa em Março, no Salão de Genebra, entrando no circuito de comercialização europeu em meados do presente ano.