Aljustrel instala sistema inovador para poupança energética

A Câmara Municipal de Aljustrel assina, no próximo dia 27 de outubro, um contrato de aluguer operacional a oito anos com o Grupo ACA para a instalação de aproximadamente 3 500 luminárias LED na via pública.

O investimento total de mais de 600 mil euros na instalação deste avançado sistema de luminárias representará uma poupança líquida média mensal de 6 837€, o que equivale a um total de 654 441€ no final do projeto.

A substituição de luminárias de tecnologia convencional por luminárias de tecnologia LED, neste concelho, representa uma redução de consumo energético na ordem dos 71% e de uma minimização do impacto ambiental, em cerca de 28 toneladas de CO2 no total do projeto.

Com a implementação deste projeto, que conta com a parceria tecnológica da ARQUILED, a autarquia moderniza a iluminação pública do concelho praticamente a custo zero, através da própria poupança gerada com garantia dos equipamentos a 10 anos, para um produto que tem um período de vida útil de 15 a 20 anos.

Nelson Brito, Presidente da Câmara de Aljustrel, afirma que “com este projeto não só a autarquia beneficia, a medio/longo prazo, de uma redução significativa na fatura energética mensal, como reforça a segurança e bem-estar dos quase dez mil habitantes com ruas bem iluminadas a baixo custo”.

A nova iluminação pública de Aljustrel é assegurada pela ARQUILED, uma empresa portuguesa focada na iluminação por LED, que fabrica e desenvolve soluções de iluminação, sendo o principal player de Iluminação Pública LED.

Para Miguel Allen Lima, CEO da ARQUILED, o objetivo da empresa é “contribuir para cidades sustentáveis e mais seguras a operar em rede, de forma inteligente, contribuindo para uma diminuição da pegada ecológica e uma alocação e gestão mais eficiente dos recursos”.