Dispositivo da NEC permite que objetos “falem” com os utilizadores

A NEC Corporation (NEC; TSE: 6701) anunciou o desenvolvimento de uma tecnologia acústica de realidade aumentada (RA), que dá “voz” a objetos que apenas podem ser ouvidos pelos utilizadores com recurso a auscultadores específicos sem fios (dispositivos auditivos). Estes dispositivos avançados permitem também que os utilizadores identifiquem facilmente a direção e localização da origem das vozes, tornando esta tecnologia ideal para as áreas de marketing e de serviços de orientação.

A tecnologia sem fios fornece um “som estereofónico”, um realista campo de som que produz virtualmente um sentido tridimensional de direção e distância para um som. Além disso, a função de “localização do som” determina a posição de um som, independentemente da orientação facial ou da direção em que um utilizador se movimenta. Tudo isto é possível devido ao uso de sensores de movimento de nove eixos que equipam o dispositivo auditivo.

As possíveis aplicações para esta tecnologia incluem a criação de promoções, bem como serviços de navegação e orientação personalizados para as necessidades individuais, como por exemplo cartazes que “comunicam” diretamente com os utilizadores.

“A NEC pretende comercializar esta tecnologia até ao final do ano fiscal de 2018, como um serviço de plataforma audível, que combina autenticação através de acústica do ouvido com posicionamento no interior de edifícios, deteção e outras tecnologias”, afirmou Tomonori Kumagai, Diretor Geral da Divisão de Desenvolvimento de Negócio da NEC Corporation. “Em termos de evolução futura, a NEC pretende continuar a propor novas abordagens para a computação, que utilizem dispositivos auditivos sem necessitar de ecrãs.“