Tomar assinala dia do Enoturismo com apresentação de livro e entrega de prémios a dois vinhos

Para comemorar o Dia do Enoturismo, a Camara Municipal de Tomar, levou a efeito no passado domingo (12) no Complexo Cultural da Levada, a cerimónia de entrega dos diplomas do XVI Concurso da Selezione de Sindaco, a dois produtores do concelho, medalhados neste concurso e da apresentação do livro comemorativo do 10º. Aniversario da Associação de Municípios Portugueses do Vinho – Territórios Vinhateiros de Portugal.

Tomar assinala dia do Enoturismo com apresentação de livro e entrega de prémios a dois vinhos

Os diplomas foram entregues por Anabela Freitas, Presidente da Camara Municipal de Tomar, aos representantes da Adega Casal Martins e à Casa Agrícola Solar dos Loendros, vencedores respetivamente com os vinhos “Dona Anca, reserva 2015” e “O Mordomo Tejo IGP 2014”, ambos com medalha de ouro na categoria Vini rossi secchi tranquilli IGP e DOP derivanti dalle vendemmie 2015 e precedenti.

A apresentação dos laureados coube à enóloga Teresa Nicolau, que fez uma breve caracterização dos vinhos tomarenses agraciados no certame italiano, seguindo-se a degustação dos néctares.

De salientar o facto de os vinhos premiados terem tido uma enóloga comum, Teresa Nicolau, que, curiosamente, à data era a enóloga responsável pelas duas casas.

O Concurso da Selezione del Sindaco assume-se de especial importância por ser o único concurso internacional de vinhos que prevê a participação conjunta de produtores e de Municípios, propondo-se valorizar as produções, fruto das tradições do território.

Pedro Lourenço, em representação da Associação de Municípios Portugueses do Vinho – AMPV, salientou alguns aspetos da atividade desta associação e apresentou “Tomar – Territórios Vinhateiros de Portugal”, o livro que assinala o 10º. Aniversario da Associação de Municípios Portugueses do Vinho.