“Festa do Espumante” – ESTE FIM DE SEMANA, MELGAÇO BRINDA COM ESPUMANTES ALVARINHO

De 24 a 26 de novembro, o Alvarinho e a gastronomia regional voltam a ser cartão de visita de Melgaço. A 3ª edição da FESTA DO ESPUMANTE instala-se no centro do município, no Largo Hermenegildo Solheiro, e apresenta inúmeras razões para celebrar, assim como motivos mais que suficientes para fazer da vila destino obrigatório de fim de semana. A inauguração decorre já esta sexta-feira, 24 de novembro, pelas 11h, com a presença do Secretário de Estado das Florestas e do Desenvolvimento Rural, Miguel João Freitas.

Festa do Espumante - este fim de semana Melgaço brinda com espumantes Alvarinho

Em prova na FESTA DO ESPUMANTE, estarão mais de duas dezenas de rótulos. A maioria é elaborada a partir da prestigiada casta da região, o Alvarinho, mas estarão também disponíveis versões rosé. Adega do Sossego, Alvaianas, Casa de Canhotos, Dom Ponciano, Dona Paterna, Quinta do Mascanho, Quinta do Regueiro, Quintas de Melgaço, Reguengo de Melgaço, Soalheiro, Terras da Aldeia, Terras de Real e Valados de Melgaço são os 13 conceituados produtores que marcam presença.

A acompanhar uma flute de bom espumante, estará uma apreciável montra de produtos regionais, onde não falta fumeiro, queijo, doçaria e até trufas ou gelado de Alvarinho. Tudo isto apresentado pelos produtores Aromas e Caprichos, Bebipelada, Mel do Zé, Delícias do Planalto, Fumeiro Tradicional de Castro Laboreiro, Melgaço em Sabores, Prados de Melgaço e Quinta de Folga. Em permanência, os restaurantes “O Brandeiro” e “Paris” confecionam especialidades de Melgaço e do Alto Minho.

O cartaz da 3ª edição do evento fica completo com sessões de cozinha ao vivo, com os chefes Cristina Manso Preto (sábado, 25 de novembro), Hernâni Ermida e Rui Ribeiro (domingo, 26 de novembro); provas comentadas sobre a capacidade de harmonização gastronómica e a versatilidade do espumante de Alvarinho; e atuações musicais ao vivo, com Patrícia Soul Trio, Melgaço em Palco e os Dj’s John Fan, Ricardo Lima e MAC.

FESTA DO ESPUMANTE DE MELGAÇO realiza-se no dia 24 de novembro, sexta-feira, das 11h às 2h, dia 25 de novembro, sábado, das 12h às 2h, e dia 26 de novembro, domingo, das 12h às 18h. A entrada é livre e a aquisição do copo oficial de provas tem um custo de 2,50€. Uma organização da Câmara Municipal de Melgaço com produção da EV-Essência do Vinho.