Serra de Cazorla, Segura e Las Villas – Um paraíso para amantes do BTT e de percursos pedestres.

A Delegação Oficial do Turismo Espanhol, com a Embaixada de Espanha, em colaboração com o Turismo da Diputación de Jaén e o Turismo Andaluz, organizaram um Press trip BTT pela “Serra de Cazorla, Segura e Las Villas na província de Jaén, para dar a conhecer alguns dos trilhos de BTT desta província, muitos deles reconhecidos pela sua beleza singular.

Serra de Cazorla, Segura e Las Villas – O paraíso para amantes do BTT e de percursos pedestres.

Entre os dias 9 e 12 de novembro, fomos conhecer os trilhos de longa distância do GR 247 nos Bosques del Sur, no Parque Natural Sierras de Cazorla, Segura e Las Villas, Jaén-Andalucía, em Espanha.

Caminhar ou andar de bicicleta ao longo do caminho do GR 247 Bosques del Sur é descobrir a maior área arborizada contínua de Espanha, isto é, o Parque Natural Sierras de Cazorla, Segura e Las Villas.

Percorrer metro a metro e desfrutar com todos os sentidos deste grande paraíso natural da Andaluzia, porque o caminho nos convida a explorar uma das áreas mais autênticas, tranquilas e montanhosas de Espanha, as suas paisagens, cheias de vida e bem conservadas, estão entre as mais estimulantes do sul da Europa.

O parque possui figuras impressionantes de diversidade vegetal e animal, e isso se deve, sobretudo, ao fato de que seu habitat ser preservado como deveria estar em todos os lugares: as águas, limpas; as florestas, vivas; as cúpulas, limpas.

O caminhante ou o amante do BTT também encontrará aldeias com castelos e becos brancos, bem como aldeias incomuns nas montanhas, cujos habitantes conseguiram preservar aspetos da tradição rural que hoje são valorizados como sinais de modernidade e qualidade de vida. Andar na trilha GR 247 Bosques del Sur será uma experiência inesquecível de imersão na natureza.

O caminho do GR 247 Bosques del Sur é a mais longa rota de caminhada e BTT circular da Espanha, porque abrange a maior área de conservação ibérica.

Caminhando ou praticando BTT, ao longo de seus 317 quilômetros de rota circular, mais outros 162 quilômetros de variantes e derivações, significa descobrir a plenitude que se sente nos grandes territórios montanhosos e acidentados, bem como a liberdade que o caminhante ou o BTTista terá de escolher entre muitas opções no momento de viajar em diferentes áreas, fazer rotas muito variadas e desfrutar de paisagens muito diversas.

A natureza ibérica, que é a mais próspera da Europa, tem uma das suas expressões mais vivas no Parque Natural Sierras de Cazorla, Segura e Las Villas. As montanhas estão cobertas por enormes pinhais e são o berço dos rios Guadalquivir e Segura.

Na trilha dos Bosques del Sur, os passos do caminhante cruzam-se com veados, cabras montanhosas, mouflons e javalis, observados do alto dos céus pela águia dourada, o abutre-griffon e até o lammergeier, que retornou a estas montanhas como um símbolo de esperança em um futuro mais sustentável para o nosso planeta.

Percorrer passo a passo, este grande caminho é abraçar com todo nosso coração uma das paisagens naturais mais estimulantes do continente europeu, disfrutando da beleza, do silêncio e da vivacidade

A nossa passagem pela região de Andaluzia, província de Jaén, foi sem dúvida impressionante. As paisagens, o potencial turístico, a gastronomia e o azeite (um ex-libris da região), aliados à arte de bem receber, transformam este local num verdadeiro paraíso, onde a oliveira é rainha (serão cerca de 60 milhões de plantas as existentes).

Com locais onde apenas é possível chegar de bicicleta ou a pé, os circuitos pedestres e rotas de BTT levam-nos de encontro à natureza onde o único som audível é o seu. Uma zona que constitui, sem dúvida alguma,  uma boa sugestão para uma ‘escapadinha’.

Ficam os agradecimentos ao Turismo e embaixada de Espanha por nos terem proporcionado conhecer paragens de tão rara beleza e gastronomia impar.

 

Caso pretenda, poderá visualizar mais imagens aqui.

 

Esta reportagem é uma parceria entre a Revista Notícias do Pedal e aNOTÍCIA.pt