Registos fotográficos do século XIX leiloados por 38 mil euros

A cópia rara de uma das primeiras publicações fotográficas de origem francesa, 'Egypte, Nubie, Palestine et Syrie', foi recentemente arrematada em leilão por 38 mil euros, na Catawiki, plataforma online de artigos exclusivos.

Imagens dos registos fotográficos duranta a viagem de Maxime Du Camp ao Médio Oriente.

Trata-se de um livro com desenhos fotográficos do Egito, Núbia, Palestina e Síria, reunidos entre 1849 e 1851 no âmbito de uma missão arqueológica o Oriente de Maxime Du Camp, escritor e fotógrafo francês. Por se tratar da primeira edição, bastante rara nos dias de hoje, rapidamente a obra alcançou um elevado valor de licitação, conseguindo o valor final de 38 mil euros, por parte de um licitante em Londres.

Com 61 páginas e 125 ilustrações, esta edição encontra-se em ótimo estado de preservação, o que contribuiu para o valor final alcançado no leilão.

Maxime Du Camp (1822-1894), foi um escritor e jornalista francês que em 1849 embarcou numa viagem ao Médio Oriente, acompanhado pelo romancista Gustave Flaubert, e onde durante mais de um ano e meio recolheram desenhos fotográficos dos locais por onde passaram: Egito, Núbia, Palestina e Síria, e que originou a publicação desta obra.

O inventor responsável pela técnica de impressão em papel de fibra foi Blanquart-Evrard, que na época ajudou a acelerar o processo de impressão de fotografias e permitiu a publicação de obras como a que foi agora leiloada na Catawiki.