8ª edição do Festival Literário da Madeira (FLM) marcada por forte presença feminina de várias partes do mundo

A edição de 2018, que decorre entre 13 e 17 de Março sob o tema Jornalismo e Literatura – a palavra que prende, a palavra que liberta, acolhe na ilha da Madeira grandes nomes da literatura, do jornalismo e da música.

8ª edição do Festival Literário da Madeira (FLM) marcada por forte presença feminina de várias partes do mundo

Não é invulgar um jornalista assumir o papel de ficcionista, exercendo, desta forma, o potencial libertário da palavra.

Vários autores, entre os quais os que também conjugam a escrita ficcional com a escrita jornalística estarão no Funchal a debater sobre como se distanciam ou aproximam da atualidade. São cinco dias dedicados aos artífices da palavra e ao público madeirense.

Pelo Festival Literário da Madeira, festival de renome no panorama dos festivais literários europeus, já passaram autores premiados das mais diversas nacionalidades como, entre outros, Eduardo Lourenço, Alberto Manguel, Helder Macedo, Naomi Wolf, Gonçalo M. Tavares, Mia Couto, Samar Yazbek, Ondjaki, Lídia Jorge, Frederico Lourenço, Eimear McBride, Adam Johnson, Pepetela e o recentemente falecido Zygmunt Bauman.

O momento musical do FLM, Este ano, é marcado pela voz inconfundível da fadista Aldina Duarte que se apresenta no Teatro Municipal Baltazar Dias, o palco central do festival, no dia 16 de março pelas 21,30 horas.

A organização do FLM está a cargo da associação ECA – Eventos Culturais do Atlântico, que tem por principal objetivo a promoção sociocultural através do fomento da prática artística e pedagógica, e organização de eventos nacionais e transfronteiriços e de desenvolvimento das novas tecnologias da comunicação e da informação.