#eusoucascais2018 – Cascais – Capital Europeia da Juventude 2018

“Começa hoje Cascais Capital Europeia da Juventude. Cascais conta comigo (...)". Foi com estas palavras que o Presidente da Republica, Marcelo Rebelo de Sousa, ontem dia 23 de janeiro, deu inicio à Cerimonia de inauguração de “Cascais – Capital Europeia da Juventude 2018”.

Cascais – Capital Europeia da Juventude 2018

Centenas de jovens assistiram, assim, ao arranque oficial da Capital da Juventude 2018, no Centro de Congresso do Estoril, vibrando com a atuação dos HMB e com a presença de Lourenço Ortigão e João Paulo Sousa, embaixadores da Cascais 2018 – Capital Europeia da Juventude. Também a Orquestra Sinfónica Juvenil e Coro do Conservatório de Música de Cascais participaram na grande festa, interpretando o Hino da Alegria entre outros temas.

Desvendando um pouco do que irá ser Cascais 2018, Catarina Marques Vieira, Comissária da Capital Europeia da Juventude garantiu que 2018 “vai ser acima de tudo uma oportunidade e o palco de todas as atividades dos jovens para os jovens no sentido de viver Cascais.”

Também o Secretario de Estado da Juventude e Desporto João Paulo Rebelo, felicitou a bonita vila de Cascais, referindo “Cascais já é uma grande Capital Europeia da Juventude. Cascais é um exemplo de boas práticas nas políticas de juventude, da participação e cidadania que envolvem cada vez mais o cidadão na gestão da coisa pública”, dando como exemplo a parceria entre a Secretaria de Estado e o Município de Cascais.

Dando a voz aos jovens presentes na cerimónia, sobre o que esperam de Cascais 2018, Leonor Antunes, Joana Almeida e João Canas, são unanimes em dizer que gostavam que Cascais continuasse a influenciar o mundo, perfeito como já é e um sítio de referência para a juventude, uma Capital segura, com diversão e cheia de jovens, sublinhando as muitas atividades que já existem ao longo de todo o ano.

Já para Sofia Rodrigues uma boa Capital da Juventude “é um espaço de troca de partilhas enriquecedoras que sejam o espelho daquilo que deve ser a Europa e o Mundo em termos de valores e princípios, com aceitação da diversidade.”

A Capital Europeia da Juventude (CEJ) é um título anual concedido pelo Fórum Europeu da Juventude (FEJ) a uma cidade europeia. Durante o ano da nomeação a cidade terá oportunidade de mostrar a vida e desenvolvimentos culturais, sociais, políticos e económicos relacionados com os jovens.

Em 2019 a Capital Europeia da Juventude será na Servia na cidade de Novi Sad.