Linhaceira – Um dos mais originais carnavais da região de Tomar

Linhaceira prepara-se para voltar a receber um dos mais originais e efusivos festejos de Carnaval do centro do país.

ARLINDOHOMEM

Todos os anos, desde há quase três décadas, a grande maioria dos quase mil habitantes desta aldeia do concelho de Tomar junta-se em grupos para criar, de forma completamente artesanal, magníficos e engenhosos carros alegóricos, com os seus acompanhantes vestidos e caracterizados a rigor pela mão de autênticos artistas locais.

O Carnaval da Linhaceira decorre de sábado a terça-feira, mas tem na tarde de domingo, dia 11, o seu momento principal, com o desfile do corso pelas ruas da aldeia, integrando participantes vindos de localidades vizinhas, dentro e mesmo fora do concelho.

Outro momento alto e sempre divertido é a Porcalhada, na tarde da terça-feira gorda. Além disso, haverá bailes todas as noites, no sábado incluindo a apresentação do rei e da rainha, na segunda-feira com o concurso de fatos de papel e na terça com a eleição do melhor mascarado, momentos que de há muito fazem parte deste evento que sustenta a sua originalidade em muitas décadas de vivência das tradições do entrudo pela população local.

Este ano, os visitantes têm um atrativo extra, com a possibilidade de participarem no concurso de fotografia alusivo ao evento, uma iniciativa que se integra nas comemorações do centenário da escola primária local e cujo regulamento pode ser consultado aqui.

Com acessos pelas autoestradas A13 e A23 e proximidade do caminho-de-ferro, Linhaceira fica situada no sul do concelho de Tomar, no centro da região do Médio Tejo, com as coordenadas N 39.520435 e W -8.381492 .