Exposição temporária ‘Traços de Madeira’ é amanhã inaugurada na Ribeira Brava

O Governo Regional inaugura, amanhã, dia 20 de fevereiro, no Museu Etnográfico da Madeira, mais uma Exposição temporária, neste caso relacionada com a evolução da arte de embutir na Região, contrapondo obras de diferentes autores, pertencentes a coleções privadas e a diferentes instituições

® DR

Possuindo a ilha um denso arvoredo, desde o início da colonização que o povo recorreu a esta fonte de matéria-prima que o ambiente lhe colocava à disposição, para a construção de inúmeros artefactos utilitários, decorativos, lúdicos ou religiosos.

A construção de mesas, cofres, caixas e outros artefactos em madeira embutida foi uma das atividades que surgiu com a exploração das madeiras, que teve uma expansão e expressão significativa na ilha.

Já nos finais do século XVII, existiam mestres deste ofício que habilidosamente utilizavam as madeiras indígenas. Em 1850, foi apresentada ao público a “Exposição Industrial Madeirense”, no Palácio de S. Lourenço, na qual os industriais e artífices expuseram os seus trabalhos, divulgando-se a arte do embutido.

O final do século XIX e princípio do século XX parece ter sido o período áureo desta arte, afirmando-se a qualidade das suas obras artísticas quer no arquipélago, quer no exterior.

Através desta Exposição, pretende-se abordar a evolução desta arte e valorizar os trabalhos e pessoas que a ela estiveram associadas, ao longo do tempo.

A mostra estará patente ao público até ao próximo dia 12 de maio, na sala de exposições temporárias do Museu Etnográfico.