Quinta do Chinco – produção biológica no centro da cidade de Castelo Branco

Nas Hortas Sociais da Quinta do Chinco, em Castelo Branco, os 72 utilizadores já estão a plantar os seus talhões com diversas culturas, nomeadamente alface, couve, alho, cebola, ervas aromáticas/medicinais e plantas ornamentais diversas.

Quinta do Chinco - produção biológica no centro da cidade de Castelo Branco

Após a formação em agricultura em modo de produção biológico e competências de cidadania, a qual tinha carácter obrigatória, segundo as normas do concurso promovido pela Câmara Municipal de Castelo Branco, todos os 72 utilizadores passaram a estar aptos a iniciarem a preparação dos terrenos e o seu cultivo.

Com o início das plantações, a Quinta do Chinco mostra já um novo cenário, o qual vem demonstrar uma nova realidade urbana na cidade, assim como das pessoas que mesmo perto do mundo rural querem ter uma horta no meio da cidade.

O presidente da Câmara Municipal de Castelo Branco afirma que “neste espaço existe um verdadeiro reforço da comunidade, naquilo que é uma nova realidade e dinâmica de cooperação social. A forma entusiasta com que estes agricultores aderiram ao projeto foi a prova de que estamos perante uma nova sociedade que esta autarquia pretende acompanhar e apoiar.”

Paralelamente à utilização das hortas, a Câmara Municipal de Castelo Branco visa desenvolver nesta Quinta, cuja recuperação ascendeu a cerca de um milhão de euros, inúmeras iniciativas de carácter educativo, pedagógico e associativo, em plena comunhão com a comunidade envolvente.

Numa lógica ambiental, o Município, quer também promover neste espaço verde o aproveitamento dos resíduos orgânicos, contribuindo desta forma para descongestionar o ambiente urbano.

As Hortas Sociais da Quinta do Chinco, situadas entre dois Bairros da Cidade de Castelo Branco – Bairro da Carapalha e Ribeiro das Perdizes, é um projeto onde a autarquia pretende estimular a integração e a convivência social entre diferentes gerações, com idades, aptidões físicas e heranças culturais variadas, fomentando o espírito comunitário e a entreajuda.

Este espaço é também um apoio à subsistência das famílias e indivíduos e um complemento para as economias familiares, proporcionando-lhes também o acesso a uma alimentação mais variada, rica, ecológica e saudável produzida pelos próprios.

O projeto das Hortas Sociais da Quinta do Chinco foi cofinanciado pelos Fundos Comunitários do Portugal 2020, no âmbito do Programa Regional do Centro.