Entroncamento recebe espetáculo da Orquestra Ligeira do Exército

® DR

Sedeada no Centro Militar de Eletrónica, em Paço de Arcos, a OLE iniciou as» suas actividades em 1971, sucedendo a um agrupamento musical militar criado pela Região Militar de Lisboa, que no início dos anos 70 fez furor num programa radiofónico da RDP. Dois anos depois, foi oficializada por Decreto – Lei para representar o Exército Português e colaborar com os outros ramos das Forças Armadas e com Entidades e Organismos Civis.

A sua estrutura, tipo Big-Band, é composta por cinco saxofones (Flauta, Flautim, Clarinete), quatro trompetes, quatro trombones, dois teclados, duas violas, duas percussões e três vocalistas.

Executando composições ligeiras, a OLE tem procurado incrementar o gosto pela música nacional, desenvolvendo para o efeito um trabalho de recolha, instrumentação e difusão de temas de raiz popular, sendo hoje considerada como uma verdadeira “embaixadora” do Exercito Português junto da sociedade militar e civil, contribuindo para a sua afirmação e valorização cultural.

A Orquestra é solicitada para atuar nos mais variados eventos festivos, estimando-se a realização de cerca de 50 espetáculos por ano.

O seu currículo não se resume às fronteiras nacionais, tendo já efectuado variados concertos no estrangeiro, especialmente dirigidos às Comunidades Portuguesas, como a recente deslocação ao estrangeiro por convite do gabinete do Secretário de Estado das Comunidades Portuguesas, onde a OLE se associou às celebrações dos 30 anos do 25 de Abril, efetuou uma digressão por terras de França e Andorra, o que constituiu um fator de importante proximidade entre Portugal e as suas Comunidades radicadas naqueles países, contribuindo assim, para reafirmar a imagem de um Portugal desenvolvido e moderno. Em 2005 deslocou-se á Bósnia-Hereegovia.

Por Decreto do Presidente da República, de 16 de Julho de 2008, a OLE foi agraciada com a Medalha de Ouro de Serviços Distintos.

A Orquestra Ligeira do Exército é Chefiada pelo Tenente CBMUS Artur António Duarte Cardoso, tendo como Adjunto o SCh Músico António Claudino da Silva Dias.

A entrada no espetáculo é livre e aberta a toda a população.

O Município do Entroncamento associa-se às comemorações do Serviços de Material e Regimento de Manutenção e congratula-se por mais uma vez receber no concelho tão grandiosa orquestra.