A Madeira prepara-se para homenagear a Primavera, com a tradicional “Festa da Flor”.

A Festa da Flor, teve origem no “Baile da Rosa”, festa organizada pela primeira vez em 1954 pelo Ateneu Comercial do Funchal, que marcava o início da primavera e incluía uma exposição-concurso de flores.

® DR

Esta festa, pretende homenagear a Primavera, a celebração da metamorfose e do renascimento, da fertilidade e da abundância das flores que pintam, perfumam e inebriam o meio envolvente, já que na Madeira, desabrocham espécies florais originárias de inúmeras zonas do planeta, uma vez que estão reunidas condições climáticas peculiares e propícias ao florescimento de espécies quer das regiões tropicais quer das regiões frias.

Entre 19 de abril e 4 de maio, a Madeira vai oferecer um vasto leque de eventos, tais como exposições florais, tapetes de flores naturais, música tradicional e um cortejo, admirável, que percorre as ruas do Funchal, com carros alegóricos enfeitados com flores naturais e trajes que parecem saídos de um conto de fadas.

No Largo do Colégio, em frente à Câmara Municipal do Funchal, encontra-se o ‘Muro da Esperança’, onde as crianças colocam as suas flores e que simboliza a paz e a esperança por um Mundo melhor, tradição que remonta a 1979, ano em que se comemorava o Ano Internacional da Criança.

Esta é a data perfeita para desfrutar de uma Madeira ainda mais bela, sobejamente conhecida pela sua espetacular natureza, pela sua rica cultura e pela sincera hospitalidade do seu povo.