Desportivo das Aves vence a Taça de Portugal

O Desportivo das Aves foi hoje o 13.º clube a conquistar a Taça de Portugal em futebol, vencendo o Sporting Clube de Portugal por 2-1.

Arlindo Homem

Na final da 78.ª edição desta carismática prova, disputada no Estádio do Jamor, em Oeiras, o avançado Alexandre Guedes, de 24 anos, foi o ‘herói’ do jogo ao marcar dois golos (16 e 72 minutos), à equipa da capital.

Montero, que só entrou na segunda parte, ainda reduziu a vantagem do Aves, continuando o Sporting a pressionar a equipa nortenha até ao final. Mas a vitória sorriu mesmo aos homens da Vila das Aves que conquistaram a tão ambicionada taça, garantido a entrada direta na fase de grupos da Liga Europa.

A Taça foi entregue por Marcelo Rebelo de Sousa, ao capitão da equipa e guarda redes, Quim, também ele um jogador importante nesta vitoria, ao defender alguns remates que os leões fizeram à sua baliza.

A alegria dos jogadores e dos adeptos do Desportivo das Aves, contrastava com a tristeza e algumas lágrimas do plantel do Sporting e dos seus apoiantes. Mas estes jogadores para quem a semana passada foi muito desgastante, entraram em campo com vontade vencer e os seus adeptos reconheceram o seu valor, tendo-os apoiado e aplaudido até saírem do relvado, após terem recebido as medalhas.

A Taça de Portugal é uma das competições com mais tradições no panorama desportivo nacional. Considerada como a prova rainha do futebol português, teve a sua edição de estreia na já longínqua época 1938/39.20