Taça Ibérica de Atrelagem: A elegância, harmonia e charme estiveram na Companhia das Lezírias

Aldrabiscas

Composta por três tipos de competição, “ensino”, “maratona” e “cones”, as provas foram muito disputadas por concorrentes de Portugal e Espanha, que elogiaram os percursos e a organização.

O vencedor desta 2º mão, em Parelhas, foi Jose Gayan, por Espanha e em Classe de 4 Cavalos o trofeu foi para Ana Cristina Guerreiro por Portugal.

Já a Taça Ibérica, no conjunto das duas mãos, teve como vencedor Jose Gayan em Parelhas e José Barranco, ambos por Espanha.

No CAR (concurso de atrelagem regional) o destaque vai para Jorge Capela, na classe de Um Cavalo e Póneis e para os juvenis Vasco Ribeiro, seguido de Bernardo Losa.

No Combinado de Maratona, o vencedor foi Afonso Ribeiro em iniciados e Bernardo Losa seguido por Vasco Ribeiro em Juvenis.

As competições de atrelagem são efetuadas por equipas (grupos de cavalos) de quatro cavalos ou póneis, dois cavalos ou póneis e um cavalo ou pónei.

No teste de Ensino, é avaliado, a liberdade e regularidade dos paços, a facilidade e harmonia de movimentos, e a impulsão e o correto posicionamento do cavalo nos movimentos.

O condutor é classificado pelo seu estilo, habilidade de condução e comando geral da sua equipa.

A maratona realiza-se num circuito com o máximo de 22 km dividido em 5 secções, incluindo curvas apertadas, água e descidas de inclinação acentuada e alguns obstáculos artificiais. É tido em conta para avaliação a condição física dos cavalos bem como o controlo dos cavalos por parte do condutor.

A condução em obstáculos tem lugar numa arena fechada e testa a condição física dos cavalos, num circuito que inclui um máximo de 20 obstáculos (cones). O veículo e os cavalos têm de passar entre as bandeiras que definem o obstáculo. A competição pode ser feita em conta-relógio ou por número de obstáculos derrubados.

Esta modalidade embora não seja muito divulgada no nosso país, tem já muitos adeptos, não só no continente (Golegã, Quinta do Perú em Azeitão, Companhia das Lezirias, etc) mas também nos Açores, Ilha Terceira, onde irá decorrer de 26 a 29 de julho diversos concursos de Atrelagem. Estão já garantidos para além de concorrentes do Continente, alguns participantes espanhóis.