Xailes bordados à mão em exposição na vila medieval de Monsaraz

A Igreja de Santiago – Galeria de Arte, na vila medieval de Monsaraz, vai receber entre os dias 12 de maio e 1 de julho a exposição “Xailes de Coração”, de Matilde Ornelas. Esta mostra organizada pelo Município de Reguengos de Monsaraz integra o ciclo de exposições Monsaraz Museu Aberto e pode ser apreciada diariamente entre as 9h30 e as 12h30 e das 14h às 18h.

® DR

A exposição vai apresentar 13 xailes bordados à mão por Matilde Ornelas, artista natural de Monte do Trigo, no concelho de Portel, que diz que “desde muito nova tive nas minhas mãos a arte de criar. A paixão começou há alguns anos assistindo às noites de Fado, sempre acompanhada pelos amigos”.

Matilde Ornelas afirma que cada xaile “tem um significado, uma simbologia, são trabalhados para serem parte de um momento e muitas vezes são utilizados para decorar as salas das noites de Fado”. Todos as peças têm um nome e na exposição em Monsaraz poderão ser apreciados, entre outros, os xailes “Sonhos de Princesa”, “Flor de luz”, “Guitarra Portuguesa”, “Amália”, “Viola de Fado” e “Laços de Amor”.