Guitarras ao Alto – A Música e a Cultura no Alentejo, de 30 Maio a 3 Junho

Decorreu ao fim da tarde de hoje (17 de maio), na Casa Independente, em Lisboa, a apresentação da 4ª edição do “Guitarras ao Alto”.

Francisca Cortesão e Mariana Ricardo serão as ‘embaixadoras’ dos cinco concertos que compõem o “Guitarras ao Alto” deste ano, que tem a guitarra como instrumento principal. Para isso as duas artistas criaram um espetáculo original, onde vão tocar músicas próprias, mas também versões. Francisca e Mariana num discurso em uníssono revelam-nos que “Vamos tocar algumas versões porque temos um universo musical comum e quando pensamos em guitarras pensamos em blues e folk, um bocadinho antigos dos Estados Unidos. Daí termos feito algumas versões com essa base, mas a musica portuguesa também irá estar presente”.

Tal com aconteceu nas anteriores edições, os espetáculos irão andar pelo Alentejo, em espaços que valorizam a paisagem e o património cultural, mas desta vez com o patrocínio oficial dos vinhos Herdade de São Miguel, da Casa Relvas, um dos principais produtores de vinhos do Alentejo, que se tem vindo a empenhar na promoção e divulgação da cultura e tradição alentejanas.

Vasco Durão, foi o grande ‘inventor’ deste singular festival. Este profissional da comunicação, muda-se com a família para Estremoz em 2013 e rapidamente percebe a grande potencialidade do Alentejo, tão pouco aproveitada e tão necessária para a região.

De corpo e alma dedicou os últimos quatro anos a provar que o Alentejo, tem muito para oferecer. Música e paisagem, vinho e gastronomia, são elementos chave, para atrair pessoas a uma terra que tem sido preterida em prol de outras, porventura menos ‘ricas’. E aí surge o “Guitarras ao Alto”, no outono de 2014.

Seduzido por um espetáculo que viu em Lisboa há tempos atrás “dois guitarristas americanos que atiravam uma moeda ao ar e toco eu, tocas tu, tocamos os dois”, Vasco Durão, melómano incurável foi amadurecendo a ideia de fazer algo parecido e montar um espetáculo de música exclusivo e original no Alentejo. Assim surgiu este modelo de festival diferente dos habituais.

Para este ano a vontade de fazer um “Guitarras ao Alto” em versão feminina levou-o a convidar Francisca Cortesão, que por sua vez, convidou Mariana Ricardo, com quem já toca habitualmente. Assim este ano vamos poder escutar e apreciar duas bonitas vozes, que em perfeita harmonia nos trazem sonoridades singulares.

Francisca Cortesão e Mariana Ricardo trabalham juntas há mais de uma década no projeto Minta & The Brook Trout e, mais recentemente, no grupo They’re Heading West.

A par destes dois grupos, Francisca Cortesão já colaborou, entre outros, com os músicos B. Fachada, David Fonseca e Sérgio Godinho.

Mariana Ricardo, que nos anos 1990 integrou o grupo rock Pinhead Society, reparte-se entre a música e a escrita de argumentos para cinema,tendo já composto para filmes de João Nicolau, Miguel Gomes e Manuel Mozos, entre outros.

O primeiro concerto do “Guitarras ao Alto” será no dia 30 de maio, no Convento das Maltezas em Estremoz e o último no dia 03 de junho, na Pousada Flor da Rosa no Crato,

Para além dos locais acima referidos, foram ainda escolhidos para estes espetáculos o claustro do Convento de S. Bento de Avis (dia 31 de maio), a antiga estação de comboios da Beira-Marvão em parceria com a Guest House Train Spot (1 de junho) e a Herdade de São Miguel, residência do patrocinador oficial do evento (2 de junho) num evento único, integrado na paisagem, para se poder apreciar o pôr do sol alentejano.

Guitarristas, música, paisagem, vinho e gastronomia, são os grandes protagonistas deste festival de Primavera, que os apreciadores não irão querer perder.

 

Programa detalhado e reserva de bilhetes disponível aqui.