Quinta edição do Entre Margens – Encontro de Tocadores

® DR

Mostra de Construtores, apresentação de publicações, cds e livros, concertos, foliadas e bailes ao improviso, oficinas, palestras, jogos tradicionais. Arruada de bombos, gigantones e cabeçudos, encontro de cavaquinhos da Ribeira Minho, atividades para as famílias, são algumas das iniciativas que vão dar o mote a esta edição do evento. A abertura está agendada para o dia 1 de junho, pelas 18H00, com um convidado de honra de 99 anos de idade, Mestre tocador de acordeão, Joaquim Barreiros.

Estão a ser ultimados os preparativos para que a vila abra as suas portas a tocadores de instrumentos tradicionais de diferentes gerações, que irão partilhar saberes, repertórios e técnicas instrumentais antigas e contemporâneas, possibilitando desta forma o perdurar no tempo, das tradições musicais de várias regiões de Portugal, com particular incidência na região do Minho e da Galiza, em Espanha. Os organizadores acreditam que esta edição vai atrair ainda mais visitantes ao concelho. O objetivo é promover e divulgar o concelho a nível nacional e internacional e potenciar a economia local.

O evento consiste numa série de oficinas de aprendizagem, com a presença de tocadores de vários instrumentos e um responsável por facilitar a dinâmica da oficina e a troca de informação entre o tocador antigo e a assistência. Por fim, a assistência das oficinas será constituída por jovens músicos que tencionam aprender técnicas e repertórios de instrumentos “tradicionais”, procurando renová-los, experimentá-los e inseri-los em novas práticas musicais.

À semelhança das edições anteriores, o Entre Margens conta com um programa vasto e eclético, que inclui oficinas de flauta travessa e requinta galega, cordofones portugueses, cantos das tabernas da Galiza, construção e toque de pandeiro sintético, e oficina de valsas mandadas, exposições, mostra de construtores de instrumentos musicais tradicionais, palestras, concertos, foliadas e bailes ao improviso, animação para famílias, entre muitas outras iniciativas.

O Entre Margens-Encontro de Tocadores é organizado pela PédeXumbo – Associação para a Promoção da Música e da Dança, aCentral Folque – Centro Galego Música Popular e Câmara Municipal de Caminha. O evento conta ainda com os apoios da AGADIC – Axencia Galega das Industrias Culturais, Freguesia de Caminha e Vilarelho, Fundação Inatel e MusicTrad.