Volvo inaugura primeira fábrica nos Estados Unidos

A Volvo Cars inaugurou ontem a sua primeira fábrica nos Estados Unidos. Localizada em Charleston nos Estados Unidos, esta nova unidade produtiva confere um estatuto ainda mais global à marca sueca, agora com fábricas localizadas nas três maiores regiões onde esta representada – para além da fábrica da Carolina do Sul a Volvo conta atualmente com duas fábricas de automóveis e uma de motores na Europa, três fábricas de automóveis e uma de motores na China, e uma fábrica na India e na Malásia.

Volvo inaugura primeira fábrica nos Estados Unidos
® DR

 

O estabelecimento desta fábrica americana segue a estratégia de produção mundial da Volvo Cars de “Contruir onde se irá vender”.

A Fábrica de Charleston irá produzir o Novo Volvo S60, o novo sedan da marca sueca, baseado na plataforma SPA – Scalable Product Architecture. A partir de 2021, esta fábrica irá ser responsável também pela produção da nova geração do Volvo XC90. Os automóveis produzidos nesta unidade serão destinados não só ao mercado americano mas também à exportação internacional.

 Segundo Håkan Samuelsson – President & CEO – Volvo Cars, “a fábrica de Charleston estabelece os Estados Unidos como o nosso terceiro mercado doméstico. A importância do segmento sedan e a capacidade da plataforma SPA oferecem oportunidades de crescimento significativas para a Volvo Cars não só nos Estados Unidos mas também a nível mundial”

Esta nova unidade produtiva representa um investimento em solo americano no valor de 1,1 biliões de dólares e irá criar de cerca de 4.000 novos postos de trabalho nos anos vindouros. Até final deste ano aproximadamente 1.500 pessoas já estarão empregadas.

“A abertura da nossa primeira fábrica nos Estados Unidos é muito importante. O nosso negócio tem vindo a evoluir favoravelmente neste mercado e os nossos automóveis têm conquistado prémios de prestígio. As novas instalações na Carolina do Sul irão representar um papel importante não só para a Volvo Cars como também para a comunidade”, salientou Anders Gustafsson – President & CEO – Volvo Car USA.

Com uma capacidade produtiva em torno das 150.000 unidades/ano a nova fábrica de Charleston irá incluir uma força de 300 colaboradores alocados à Investigação e Desenvolvimento, Compras, Qualidade e Vendas. A área da fábrica equivale a 640 hectares sendo o espaço de construção de 2.13 milhões de metros quadrados. Os trabalhos de construção tiveram início em 2015.

A Volvo irá produzir novos modelos plug-in hybrid a nível mundial. Em 2017 a Volvo Cars foi o primeiro construtor a anunciar uma estratégia de eletrificação na qual a partir de 2019 todos os novos modelos terão versões eletrificadas.