São três os Moscatéis Roxos de Setúbal no TOP 10 Mundial do Muscats du Monde

Três Moscatéis Roxos de Setúbal estão no TOP 10 Best Muscats du Monde® 2018. O generosos Quinta do Piloto Moscatel Roxo Superior 2011, o Venâncio da Costa Lima Moscatel Roxo de Setúbal 2014 e o Casa Ermelinda Freitas Moscatel Roxo de Setúbal Superior 2010 são os únicos vinhos portugueses a figurar na ambicionada lista de melhores do Mundo do concurso Muscats du Monde.

Três Moscatéis Roxos de Setúbal no TOP 10 Mundial do Muscats du Monde
Três Moscatéis Roxos de Setúbal no TOP 10 Mundial do Muscats du Monde - ®DR

 

Na 18ª edição do concurso, foram ainda distinguidos com medalha de ouro o Venâncio da Costa Lima Moscatel de Setúbal Reserva de Família e com medalhas de prata o Adega Cooperativa de Palmela Moscatel de Setúbal 2015, o Casa Ermelinda Freitas Moscatel de Setúbal, o Venâncio da Costa Lima Pioneiro Moscatel de Setúbal 2014, o Sivipa Moscatel Roxo de Setúbal Superior 10 Anos e Contemporal Moscatel Roxo de Setúbal 2011.

 O concurso, que decorreu nos dias 4 e 5 de Julho, na cidade de Frontignan-la-Peyrade – França, na Maison Voltaire, teve em prova 212 moscatéis de 23 países. O júri internacional atribuiu 70 medalhas, 24 de ouro e 46 de prata. Portugal é, a seguir à França, o país com mais medalhas, num total de 10.

 

REGIÃO DEMARCADA DO MOSCATEL DE SETÚBAL

Os vinhos com Denominação de Origem (DO) “Setúbal”, tradicionalmente designados como Moscatel de Setúbal e Moscatel Roxo de Setúbal – produzidos a partir das castas que lhe dão nome – têm uma área geográfica produtiva delimitada, desde 1907, pelos concelhos de Setúbal, Palmela, Montijo e a freguesia do Castelo pertencente ao município de Sesimbra. Os vinhos Moscatel de Setúbal são únicos, inimitáveis e a sua longevidade tende para a eternidade. Os vinhos produzidos com a casta branca, Moscatel de Setúbal ou Moscatel de Alexandria, caracterizam-se pelas suas especiais qualidades de aroma e sabores peculiares e inconfundíveis, resultantes da casta que é considerada a mais aromática do mundo e das condições edafo-climáticas da Península de Setúbal. De cor dourada, que vai do topázio claro ao âmbar, e aroma floral exótico, insinuando a flor de laranjeira e a tília, por vezes rosas, com toques de mel, citrinos, líchias, peras e tâmaras nos vinhos novos e aromas mais complexos e subtis com notas de frutos secos como avelãs, amêndoas e nozes, nos mais velhos. Os vinhos Moscatéis Roxos de Setúbal apresentam um elevado grau de doçura, são muito aromáticos e de sabor persistente. O solar desta casta é a Península de Setúbal. O seu aspeto é bastante diferente da casta branca Moscatel de Setúbal. Os seus cachos são pequenos e compactos, de bagos redondos e tom rosado, de extrema doçura. Esta casta, à semelhança do Moscatel de Setúbal, tem um perfil aromático riquíssimo e contribui, de forma inequívoca, para as características de aroma e sabor dos vinhos a que dá origem. Comparativamente, com os vinhos da casta Moscatel de Setúbal, este vinho generoso possui um aroma mais seco e complexo, mas não menos rico, à prova excede as expectativas criadas pelo aroma exibindo um paladar finíssimo onde ressaltam as especiarias e as compotas de ginja e figo.

 

 

Muscats du Monde 2018 – Resultados Vinhos Península de Setúbal:

MEDALHA PRODUTOR VINHO ANO
TOP 10 | Ouro QUINTA DO PILOTO Quinta do Piloto Moscatel Roxo Superior 2011
TOP 10 | Ouro VENÂNCIO DA COSTA LIMA, Lda Venâncio da Costa Lima Moscatel Roxo de Setúbal 2014
TOP 10 | Ouro CASA ERMELINDA FREITAS – VINHOS, Lda Casa Ermelinda Freitas Moscatel Roxo de Setúbal Superior 2010
Ouro VENÂNCIO DA COSTA LIMA, Lda Venâncio Costa Lima Moscatel de Setúbal Reserva da Família
Prata ADEGA COOPERATIVA DE PALMELA Adega Cooperativa de Palmela Moscatel de Setúbal 2015
Prata CASA ERMELINDA FREITAS Casa Ermelinda Freitas – Moscatel de Setúbal
Prata VENÂNCIO DA COSTA LIMA, Lda Venâncio da Costa Lima Pioneiro Moscatel de Setúbal 2014
Prata SIVIPA, SOC. VINICOLA DE PALMELA, SA SIVIPA – Moscatel Roxo Superior 10 anos
Prata COOP. AGRICOLA STO ISIDRO DE PEGÕES CRL Contemporal Moscatel Roxo de Setúbal 2011