Rolex TP52 World Championship 2018 – Quantum vence regata costeira

A Quantum Racing deu um passo importante no objectivo de conquistar o título mundial, ao vencer a regata costeira que levou os TP52 junto à costa de Cascais até ao Cabo Raso. Alegre, de Andrés Soriano, apropriou-se da segunda posição da classificação geral do Rolex TP52 World Championship 2018, com os mesmos pontos do Azzurra, de Guillermo Parada, embora a sete pontos da equipa norte-americana.

Rolex TP52 World Championship 2018 – Quantum vence regata costeira
Rolex TP52 World Championship 2018 – ®DR

Há um ponto comum em todas as regatas das 52 SUPER SERIES: as saídas. Hoje, na regata costeira de 20 milhas, foi de novo o barco que chegou primeiro à bóia de barlavento o que se saiu melhor. Largou do centro, tapando o Azzurra, notando-se a “mão” de Dean Barker. Q quando o Quantum ganha uma posição dominante, é muito difícil que lhe escape a regata, notando-se aqui a liderança de Terry Hutchinson.

O azar voltou a atingir o Luna Rossa, do proprietário da empresa Prada, Patricio Bertelli, que não se apercebeu de uma bóia de pesca, que acabou enredada na quilha, obrigando à paragem completa do barco e forçando à queda do quinto para o último lugar. O Platoon também teve dificuldades, na chegada, ao embater no Onda, acabando por ser penalizado com dois pontos.

Alegre, Sled (de Takashi Okura) e o Phoenix (de Hasso Plattner) lutaram até à última milha pelos restantes lugares do pódio. O segundo lugar premiou a melhor chegada do Phoenix junto ao Clube Naval de Cascais, com o Sled a garantir o terceiro posto. A perícia do táctico Vasco Vascotto permitiu ao Luna Rossa recuperar quatro posições e terminar em quinto.

No âmbito da certificação ambiental das regatas TP52 World Championship, realizou-se da parte da manhã uma actividade de sensibilização ambiental de preservação dos oceanos, com a participação de 20 crianças da Escola de Verão do Clube Naval de Cascais, juntamente com outros voluntários. Com a colaboração de Christoph Kroeger, responsável pela sustentabilidade dos 52 SUPER SERIES, foi realizada uma visita à doca onde estão atracados os TP52 antes de as equipas saírem para o mar dando uma oportunidade aos participantes de entrar numa das embarcações participantes. De seguida, realizou-se uma pequena limpeza à Praia de Santa Marta, adjacente à Marina de Cascais.

Esta sexta-feira, estão previstas duas regatas barlavento-sotavento. Dada a possibilidade de o vento baixar de intensidade ao longo do dia, a saída está marcada para as 12 horas.

 

Classificação do Rolex TP52 World Championship Cascais 2018

(após 5 regatas)

  1. Quantum Racing (EUA/Doug DeVos) 11 pontos
  2. Azzurra (ARG/ITA/Alberto e Pablo Roemmers) 18
  3. Alegre (EUA/GBR/Andrés Soriano) 18
  4. Sled (EUA/Takashi Okura) 23
  5. Luna Rossa (ITA/Patrizio Bertelli) 25
  6. Provezza (TUR/Ergin Imre) 30
  7. Phoenix (AFS/Hasso/Tina Plattner) 31
  8. Platoon (ALE/Harm Müller-Spreer) 31
  9. Onda (BRA/Eduardo de Souza Ramos) 41