O maior sistema de armazenamento de energia da Europa está agora em funcionamento na ArenA Johan Cruijff

Acaba de ser colocado em funcionamento no estádio de futebol do Ajax, em Amesterdão, o maior sistema de armazenamento de energia da Europa com base em baterias de segunda vida e baterias novas de automóveis elétricos num edifício comercial. O vereador de Amsterdão, Udo Kock, conduziu a cerimónia de abertura oficial.

O maior sistema de armazenamento de energia da Europa está agora em funcionamento na ArenA Johan Cruijff
O maior sistema de armazenamento de energia da Europa está agora em funcionamento na ArenA Johan Cruijff - ® DR

 

Este projeto único é o resultado da colaboração entre a Nissan, Eaton, BAM, The Mobility House e a ArenA Johan Cruijff, apoiado pelo Fundo de Clima e Energia de Amsterdão (AKEF) e pelo Interreg.

O sistema de armazenamento de três megawatts proporciona um fornecimento e uma utilização de energia mais fiáveis ao estádio, aos seus visitantes, edifícios vizinhos e à rede elétrica holandesa. Combinando unidades de conversão de energia da Eaton com o equivalente a 148 baterias do Nissan LEAF, este sistema de armazenamento de energia não só possibilita um sistema mais sustentável, mas também cria uma economia circular para as baterias de automóveis elétricos.

«Graças a este sistema de armazenamento de energia, o estádio poderá utilizar a sua própria energia sustentável de forma mais inteligente e, como Amsterdam Energy ArenA BV, pode vender a energia disponível armazenada nas baterias», afirma Henk van Raan, diretor de inovação da ArenA Johan Cruijff. «A ArenA fica com a garantia de uma quantidade considerável de energia, mesmo durante uma falha de energia. Como resultado, o estádio irá contribuir para uma rede elétrica holandesa estável. A ArenA Johan Cruijff já era um dos estádios mais sustentáveis do mundo e lidera a forma de introduzir inovações inteligentes como este sistema de armazenamento de energia único».

«Estamos entusiasmados por fazer parte do maior sistema de armazenamento de energia desenvolvido para um edifício comercial na Europa. Graças à ArenA Johan Cruijff conseguimos demonstrar com uma caso real que a reutilização de baterias de veículos elétricos da Nissan pode contribuir para tornar todo o sistema de energia de uma cidade e de um país mais eficiente e sustentável. Estamos a colocar o nosso conceito de Ecossistema Elétrico no centro de um futuro sustentável, transformando a forma como conduzimos, mas também mudando a forma como vivemos», afirmou Francisco Carranza, Diretor Executivo da Nissan Energy.

Capacidade de armazenamento flexível

O sistema de armazenamento de energia desempenha um papel importante no equilíbrio da oferta e procura de energia na ArenA Johan Cruijff. O sistema de armazenamento com 3 megawatts de capacidade e 2,8 MWh tem energia suficiente para alimentar vários milhares de lares. Esta capacidade também significa que a energia produzida pelos 4.200 painéis solares instalados no telhado do ArenA pode ser armazenada e utilizada de forma otimizada. O sistema de armazenamento de energia vai ainda fornecer energia de reserva, reduzindo a utilização de geradores a diesel e fornecendo apoio à rede elétrica para reduzir os picos que ocorrem durante os concertos organizados neste palco.

ArenA Johan Cruijff 

A Johan Cruijff ArenA é uma infraestrutura proeminente na liga de topo de estádios multiusos internacionais. É o estádio do clube de futebol AFC Ajax, o palco da seleção nacional holandesa, de grandes concertos, eventos de dança e encontros corporativos. A Johan Cruijff ArenA recebe mais de dois milhões de visitantes anualmente e centra-se totalmente na experiência do público. Juntamente com os seus parceiros, a Johan Cruijff ArenA oferece serviços e instalações de nível superior e trabalha constantemente na criação de uma experiência ideal dos fãs dentro e na envolvente do estádio.

A iniciativa Amsterdam Innovation Arena

O novo sistema de armazenamento de energia do estádio e da empresa que o gere, a Amsterdam Energy ArenA BV, constituem resultados concretos do programa de inovação levado a cabo pela iniciativa Amsterdam Innovation Arena, no Âmbito da qual instituições especializadas, governos e empresas como a BAM, Eaton e The Mobility House, estão a trabalhar no conceito de estádio do futuro.

O estádio e a área envolvente funcionam como um laboratório vivo, um ponto nevrálgico onde as inovações são testadas na prática. Conceitos e ideias inovadores, bem como soluções comprovadas no campo da construção, gestão e exploração de estádios irão servir de exemplo para estádios e zonas desportivas e recreativas em todo o mundo através Johan Cruyff ArenA International. Os parceiros da Amsterdam Innovation Arena são: Johan Cruijff ArenA, câmara da cidade de Amesterdão, Amsterdam Smart City, TNO, KPN, KPMG, Huawei, Microsoft, Signify, Nissan, Eaton, Honeywell e BAM.