Vamos conhecer melhor ‘as rotas do tejo’?

ROTEIRO NO TEJO INTERNACIONAL é o mais recente trabalho de Alexandre Correia e o primeiro de nove guias de viagem da coleção Rotas T.T. Dacia Duster Grandes Rios de Portugal. E desengane-se quem pensa que este é um trabalho exclusivamente para os aficionados do Todo o Terreno.

Rotas T.T. Dacia Duster Grandes Rios de Portugal
As Rotas do Tejo, de Alcântara a Vila Velha do Ródão - ®DR

 

O primeiro volume “As Rotas do Tejo, de Alcântara a Vila Velha do Ródão” propõe dois percursos para explorar toda a área compreendida no lado português do Tejo Internacional. São dois os itinerários, que decorrem em paralelo: um segue por estrada, com todas as indicações para um passeio em automóvel, e o outro alarga-se aos caminhos de terra, com 163,9 quilómetros descritos pormenorizadamente através de um “road-book” que começa na ponte sobre o rio Ergues, que faz fronteira com Espanha, junto à aldeia de Segura, concluindo-se no cais fluvial de Vila Velha do Ródão.

Inéditos, os itinerários fora da estrada, foram traçados pelo autor e selecionados para poderem ser percorridos por qualquer SUV, não exigindo que disponha de tracção 4×4. De igual modo, o rigor dos “road-books” e a precisão das anotações que acompanham cada indicação, tornam estas rotas em todo o terreno acessíveis a qualquer condutor, mesmo sem experiência na condução fora da estrada. A regra foi escolher todos os caminhos em função do interesse paisagístico do próprio percurso e da facilidade de progressão em quaisquer circunstâncias, mesmo sob condições atmosféricas adversas.

Para quem não sinta o apelo das aventuras em todo o terreno, os itinerários por estrada permitem igualmente viver uma experiência enriquecedora à descoberta de aldeias e lugares perdidos nesta zona da raia, onde o Tejo estabelece os limites do território nacional.

Num formato compacto, pensado para ser folheado a bordo de um automóvel ou SUV ao colo do “navegador”, o Guia é editado pela pela Evasão Edições e Publicações. O preço é de 15,00 euros e pode ser encomendando enviando uma mensagem para [email protected].

 

 

Sobre o autor:

Alexandre Correia nasceu em Lisboa, em 1964. Estreou-se no jornalismo em 1979, como colaborador do semanário Sete. Foi nesse ano que começou o Rali Paris-Dakar e a paixão pelas aventuras do todo terreno vêm daí. Nunca contou os países que já visitou, mas sabe que só o Sahara cruzou 15 vezes, em constantes viagens entre Lisboa e Dakar. Conhece todos os recantos do Atacama, o deserto mais árido do mundo, onde já percorreu largas dezenas de milhar de quilómetros em mais de uma dezena de expedições, quase todas feitas com um único veículo. Editor da revista Todo Terreno desde 1992, só em Portugal já traçou mais de 30.000 quilómetros de “road-books” de itinerários fora da estrada; a maioria foram publicados nas páginas da revista Todo Terreno e em 1995 foi ainda o autor do primeiro livro com itinerários fora da estrada lançado em Portugal. A coleção Rotas Todo Terreno Dacia Duster Grandes Rios de Portugal compreende nove volumes, que se dividem, em partes iguais, por percursos em estrada e todo terreno nos rios Tejo, Guadiana e Douro.