Ralicross de Montalegre – Domingo

O Clube Automóvel de Vila Real organizou a quarta prova da época de Ralicross 2018 e fê-lo bem, com horários cumpridos à risca, bom ritmo e bom tempo a ajudar ao espectáculo, que chamou público à pista de Montalegre. Corridas emocionantes e os campeonatos das várias categorias a crescerem em termos de interesse, foram as sílabas tónicas do fim-de-semana.

Joaquim Machado. Momento espectacular da Super 1600 - ®DR

 

Vitórias para João Novo na Super Iniciação; Santinho Mendes na Super Nacional 2RM; Pedro Tiago na Super Nacional A.6; João Ribeiro na Super 1600; Mário Barbosa na Supercar e Ademar Pereira na Supercar classe dois, ou Super Nacional 4WD. Nos Super Buggy António Santos ganhou e Pedro Rosário foi o vencedor dos Kartcross.

Super Iniciação

João Novo (Peugeot 106) venceu três das quatro corridas de qualificação e ficou com a pole-position para a final.

Novo partiu bem e colocou-se na frente, evitando a confusão que se gerou na Curva Um. Gonçalo Macedo (VW Polo) e Rodrigo Correia (Peugeot 205) perdiam tempo com um toque que acontecia e Rafael Rocha (Peugeot 106) e João Barroso, escapuliam-se para segundo e terceiro classificados, respectivamente.

À segunda volta Gonçalo Macedo ganhava duas posições, subia para terceiro e de seguida era vez de Rodrigo Correia ganhar um lugar a Barroso, que com o Fiat Uno, não se podia defender dos “ataques” que a aposição lhe lançava.

Na frente as coisas estavam quentes. À quarta volta Rafael Rocha estava na frente. Geria bem a corrida e a ida à Joker Lap e acabava mesmo por vencer, enquanto João Novo, com problemas de caixa não conseguia defender o primeiro lugar. Acabava em segundo.

Gonçalo Macedo cortava a meta no terceiro posto, à frente de Rodrigo Correia de João Barroso.

Após terminar a corrida, Rafael Rocha recebia uma penalização de um minuto, devido a uma falsa partida e baixava para quinto.

João Novo era assim o vencedor, seguido de Gonçalo Macedo, de Rodrigo Correia e de João Barroso.

Montalegre - João Novo (Peugeot 106)
João Novo (Peugeot 106) – ®DR

Super Nacional 2RM

Santinho Mendes (Opel Astra) ganhou a “pole” para a final, depois de vencer todas as corridas de qualificação.

Santinho partiu bem e deixou Adão Pinto (Opel Astrs) com o ónus de se defender de todos na Curva Um e seguinte. José Sousa (Peugeot 306) era um sombra do segundo, Fernando Silva (Seat Ibiza) andava por perto, Andreia Sousa (Toyota Starlet) seguia-os e António Lima (Peugeot 205) ficava pelo caminho.

Fernando Silva e Andreia Sousa ainda chegavam a trocar de posições, mas o Starlet não era “arma” para defrontar o Ibiza. Terminava em quinto e era a concorrente feminina melhor classificada.

Santinho vencia, seguido por Adão Pinto, José Sousa e Fernando Silva.

Montalegre - Santinho Mendes (Opel Astra)
Santinho Mendes (Opel Astra) – ®DR

Super Nacional A1.6

Pedro Tiago (Citroen Saxo) venceu por duas vezes e foi segundo, o que lhe deu a primeira posição da grelha e isso foi fundamental paa se colocar na frente logo no início.

Américo Sousa (Citroen Saxo) colocava-se em segundo e como tinha que se defender dos ataques de Luís Morais (Peugeot 106) cedia algum tempo para o líder. Na volta seguinte Sousa ia à Joker e o segundo posto passava para Luís Morais, que trazia Leandro Macedo (Citroen Saxo) “colado”.

Pedro Tiago foi à Joker à quinta volta e regressava à pista em segundo, atrás de Luís Morais e Leandro Macedo apostava em dificultar a vida a Tiago. A corrida estava ao rubro!

Montalegre - Pedro Tiago (Citroen Saxo)
Pedro Tiago (Citroen Saxo) – ®DR

Morais ia à Joker Lap e Pedro Tiago ficava na frente, sempre com um incómodo Leandro Macedo a rodar encostado, mas nos metros que faltavam, já não chegava e Tiago vencia . Luís Morais cortava a meta em terceiro, seguido por Américo Sousa, Vítor Sousa e Tiago Ferreira.

Super 1600   

João Ribeiro (Citroen Saxo S1600) venceu três das quatro corridas de qualificação e por isso partia da pole, o que era meio caminho andado para se colocar na frente.

Mário Teixeira (Ford Fiesta S1600) “furava “ para o segundo posto e à saída da Curva Um já tinha passado José Eduardo Rodrigues (Peugeot 206 S1600).

As idas à Joker foram fundamentais. Rodrigues apostava em ir cedo e a aposta mostrava-se certa. Passava para segundo, quando Teixeira fazia a volta mais longa e quase “roubava” a liderança a Ribeiro, quando este regressava da ida à Joker.

Corrida emocionante, a ser vencida por João Ribeiro, seguido a nove décimas por José Eduardo Rodrigues. Mário Teixeira foi terceiro, mas teve que suar, com a pressão de Joaquim Machado (Peugeot 206 S1600), que se manteve até ao cortar da meta.

Montalegre - João Ribeiro (Citroen Saxo S1600)
João Ribeiro (Citroen Saxo S1600) – ®DR

André Sousa (Peugeot 207 S1600) estava também nessa luta, mas um tête na Curva Um fazia-o perder dez segundo preciosos. Acabava em quinto.

Supercar

Mário Barbosa (Citroen DS3)
Mário Barbosa (Citroen DS3) – ®DR

Mário Barbosa (Citroen DS3) dominou a qualificação, com quatro vitórias e ficou com a pole-position, mas um mau arranque atirava-o para terceiro logo na partida.

Pedro Matos (Citroen DS3) aproveitava a deixa para se colocar na frente e distanciar-se, enquanto Joaquim Santos (Ford Focus) rodava em segundo.

Ademar Pereira (Subaru Impreza WRX) rodava em quarto, era o melhor da Classe Dois, mantinha José Lameiro (Seat Leon), que não tinha partido bem, em quinto.

Pedro Matos foi menos feliz na escolha da ida à Joker, pois no regresso ao traçado principal ficou a ver a traseira do DS3 de Barbosa.

Joaquim Santos acabou em terceiro, seguido por José Lameiro.

Ademar Pereira, cortou a meta em quinto, ganhou da Classe Dois, à frente de Daniel Pacheco.

Super Buggy

A pole-position foi posse de Rui Godinho (SB PG 0012), que ganhou duas das três corridas de qualificação, mas com a final, foi António Santos (Toniauto TT SB), quem levou a melhor.

Santos partiu bem e ainda na primeira volta assumiu o comando. Rui Godinho não baixava os braços e pressionava, até ir à joker.

Nelson Barata (Toniauto Power NB) passava para segundo, mas Godinho regressava à vice-liderança, pressionava António Santos e no “esse” antes da meta, quase passava por cima. O SB PG 0012 não ficava em condições de continuar.

Nelson Barata aproveitava para subir para segundo e como Santos tinha perdido tempo com o toque até pressionava forte, no sentido de “roubar” uma possível vitória, mas essa acabaria por sorrir a Santos.

Arménio Rodrigues terminou no mais baixo do pódium.

Montalegre - António Santos (Toniauto TT SB)
António Santos (Toniauto TT SB)

Kartcross

Montalegre - Pedro Rosário (Semog Bravo ER)
Pedro Rosário (Semog Bravo ER) – ®DR

Pedro Rosário (Semog Bravo ER) fez o pleno de vitórias, três, nos kartcross, o que lhe atribuiu a primeira posição da grelha de partida e deu-lhe a vantagem que lhe permitiu controlar a corrida desde o início.

João Matias (Hsport H4) e Jorge Gonzaga (ASK EVO 16) discutiam o segundo posto, até que Gonzaga seguia para a Joker.

À quinta volta Mário Rato passava Jorge Gonzaga e de seguida colocava-se em segundo. De uma assentada três concorrentes ficavam de fora, nos “esses” que dão acesso à recta da meta: Luís Almeida (Semog Bravo ER), Pedro Palma (Semog Bravo) e Artur Monteiro (AG Sport 600) “embrulhavam-se” numa carambola e a prova, para eles, terminava por aí.

Cumpridas as oito voltas e as idas à Joker e Pedro Rosário confirmava a vitória, seguido de Jorge Gonzaga, João Matias, Mário Rato, Pedro Rabaço e Daniel Godinho, a concorrente feminina melhor classificada.

 

A próxima prova é e Lousada, em oito e nove de Setembro.