Igreja Matriz de Santiago do Cacém de portas abertas

A Igreja Matriz de Santiago do Cacém recebeu mais de um milhar de visitantes desde a sua abertura há cerca de um mês, depois de dois anos encerrada.

Igreja Matriz de Santiago do Cacém
Igreja Matriz de Santiago do Cacém - ®DR

 

A Câmara Municipal de Santiago do Cacém assegura as despesas com uma funcionária que garante a abertura e fecho ao público, assim como a limpeza, da Igreja Matriz. Segundo o Padre Paulo Carmo esta colaboração com a Autarquia “torna possível, em primeiro lugar, abrirmos a Igreja aos crentes mas também aos turistas que nos visitam.”

No livro de visitas foram efetuados, neste mês de julho, 1200 registos na sua maioria por estrangeiros, com destaque para os turistas de nacionalidade espanhola, francesa e inglesa, “fora os que não assinaram a sua presença”, salienta o Pároco.

De acordo com o Padre Paulo Carmo é objetivo da paróquia abrir a Igreja Matriz todos os dias da semana para isso vão recorrer a um projeto de voluntariado. O Pároco avançou que outro dos intuitos é “criar um roteiro turístico que ligue a Igreja Matriz à Igreja da Misericórdia e à Capela das Almas.”

O Museu do Tesouro da Colegiada, que se encontra no interior do edifício da Igreja Matriz, “por enquanto continuará encerrado ao público uma vez que estamos num processo de restruturação, porque passou para as mãos da Comissão Fabriqueira a gestão do espaço e do seu espólio. Há depois um trabalho de inventariação a ser feito, temos de contactar os proprietários de algumas das peças possivelmente algumas serão devolvidas e outras continuarão cedidas ao Museu, teremos ainda de efetuar a limpeza das peças,” explicou o Pároco.

A Igreja Matriz de Santiago do Cacém foi classificada como Momento Nacional em 1922. A suaorigem pensa-se que remonta ao século XIII e crê-se ter sido encomendado pela princesa bizantina D. Vataça Lescaris, que segundo rezam as crónicas terá oferecido o ‘Santo Lenho’, pedaço da Cruz de Cristo, que hoje pode ser visto no Museu do Tesouro da Colegiada.

A funcionar de terça-feira a sábado das 09h00 às 13h00 e das 14h00 às 17h00, encerra de domingo a segunda-feira.