O BONS SONS ARRANCA ESTA QUINTA

A aldeia de Cem Soldos abre, esta quinta-feira, as portas à nona edição do BONS SONS. O recinto está montado, os habitantes estão a postos e os palcos estão prestes a receber, no primeiro dia do festival, concertos de Salvador Sobral, Fado Violado, Selma Uamusse, Slow J, entre muitos outros.

o amor de verão finalmente chegou à aldeia de Cem Soldos
O BONS SONS ARRANCA ESTA QUINTA - Pedro Sadio

 

Os Palankalama chegam do Porto para fazerem as honras de abertura do BONS SONS. Às 14:00, o quarteto vai dar a ouvir música instrumental, com influências da sonoridade tradicional/folk de várias regiões do mundo, no palco A Música Portuguesa a Gostar de Ela Própria que recebe, logo depois, o grupo de cantares Vozes de Manhouce com Isabel Silvestre.

A voz emotiva de Lince, o projeto a solo de Sofia Ribeiro dos We Trust, vai estrear o Giacometti com uma eletrónica ponderada com mestria e sensibilidade. Este palco vai receber também, ao final da tarde, Jerónimo, banda que junta as influências dos três irmãos Gil (Les Crazy Coconuts), Nuno (Few Fingers) e Luís (Nice Weather For Ducks e Obaa Sima).

Às 20:30, The Lemon Lovers levam ao palco Zeca Afonso amor e promessas fundamentadas em passos de dança num espaço que será ocupado, mais tarde, pelo ritmo contagiante de Slow J e The Art of Slowing Down.

A estrear-se no BONS SONS, Salvador Sobral promete levar-nos numa viagem que começa no jazz e passa pela bossa-nova e as sonoridades da América Latina, marcada por uma capacidade de interpretação inesperada e única. Pouco depois, também no palco Lopes Graça, Selma Uamusse traz-nos o seu primeiro álbum a solo, uma explosão de géneros que resultou na busca da sua africanidade e da sua moçambicanidade.

Ao palco Amália sobe, às 23:00, Fado Violado, o projeto de Ana Pinhal e Francisco Almeida que junta o Fado ao Flamenco. Antes, este vai ser também o palco da homenagem prestada por Luís Fernandes às mulheres que vivem nos bastidores das vidas dos músicos com Tia Graça – Toda a gente devia ter uma.

A encerrar o primeiro dia do BONS SONS, Xinobi ocupa o Aguardela num DJ Set que vai ecoar noite fora provando a sua habilidade para reorganizar música incrível em todo um novo universo.

E, como no BONS SONS a música não ocupa apenas os palcos mas também em cada esquina de Cem Soldos, além dos concertos em cartaz, durante o dia, vão acontecer Concertos Inesperados em diferentes espaços da aldeia.

 

ATIVIDADES PARALELAS

Bons Sons
ATIVIDADES PARALELAS NO BONS SONS – Carlos M Martins

Para os mais novos o festival começa logo pela manhã com atividades para partilhar entre toda a família: há música, jogos, aulas e passeios com os simpáticos Burros de Miranda, histórias encenadas e uma exposição.

Já no Auditório Agostinho da Silva a programação, que inclui performances, cinema, dança, uma mesa redonda e uma instalação, arranca com Sacro, de Sara Anjo, às 18h00, uma peça que reflete sobre os mecanismos vitais da vida: o que nos move? Como nos movemos? E para onde nos movemos?

A Feira de Marroquinarias regressa com uma variedade de artigos de artesãos e alfarrabistas nacionais e produtos para todos os gostos que vão dar cor às ruas de Cem Soldos.

De 9 a 12 de agosto, todos os caminhos vão dar ao BONS SONS!

 

PROGRAMA

QUI. 9 de Agosto

 


14:00 — Palankalama MPAGDP


15:30 — Vozes de Manhouce com Isabel Silvestre – MPAGDP


16:30 — Lince – Giacometti


17:45 — Tia Graça – toda a gente devia ter uma – Amália


18:00 — Sara Anjo – Auditório Agostinho da Silva


19:00 — Jerónimo – Giacometti


20:30 — The Lemon Lovers – Zeca Afonso


21:45 — Salvador Sobral – Lopes-Graça


23:00 — Fado Violado – Amália


00:15 — Selma Uamusse – Lopes-Graça


01:30 — Slow J – Zeca Afonso


02:30 — Xinobi DJ Set – Aguardela