ESCULTURAS … DA ESSÊNCIA HUMANA NO CASTELO DE LAMEGO ATÉ 30 DE SETEMBRO

O imponente Castelo de Lamego está transformado neste momento num "local de arte", ao acolher a exposição de escultura "... da essência humana", da autoria de Ângelo Ribeiro, escultor formado pela Faculdade de Belas Artes do Porto.

A exposição de escultura
ESCULTURAS ... DA ESSÊNCIA HUMANA NO CASTELO DE LAMEGO ATÉ 30 DE SETEMBRO - ®DR

 

Ao entrar, o visitante, pode observar, na Praça de Armas, grandes esculturas metálicas, com cerca de três metros de altura, onde a figura humana é o conteúdo aglutinador, que permite ao público experienciar várias emoções, onde os contornos e as silhuetas são diferentes.

Mais à frente, no interior da Torre de Menagem, um Anel ocupa a totalidade da sala do rés do chão que remete para uma leitura que varia entre a tensão criada pela perfeição da forma generalizada do objeto e a sua superficialidade hostil. Como complemento, no topo da Torre é apresentada a série de esculturas/máscaras Gestus, termo utilizado pelo dramaturgo alemão Bertold Brecht para classificar a qualidade das expressões faciais no palco.

“Arte contemporânea e história, futuro (presente?) e passado: assim se poderão designar as duas facetas em confronto quando nos deparamos com a exposição”, sintetiza Jorge Cardoso, curador da exposição. Presidida pelo Vice-Presidente da Câmara Municipal de Lamego, António Alves da Silva, a sessão de inauguração decorreu na tarde do último domingo.

“… da essência humana” está patente ao público até ao próximo dia 30 de setembro, de terça a domingo, entre as 10h e as 18 horas. A entrada é livre.