VINDOURO Wine & History – provar vinhos do Douro, assistir aos concertos de Diogo Piçarra e Raquel Tavares são alguns dos aliciantes

É já nos próximos dias 7, 8 e 9 de setembro que se realiza a VINDOURO Wine & History | Festa Pombalina, um evento que já vai na 16ª edição, e que apresenta várias novidades.

Concurso de Vinhos “Douro em Prova” e Gastronomia Regional
VINDOURO Wine & History

 

A primeira é a mudança de local do evento – com a reabilitação da nova Praça do Marquês, S. João da Pesqueira ganhou um novo espaço capaz de albergar grandes eventos como a VINDOURO Wine & History.

Outra das principais novidades é a realização do Concurso de Vinhos “Douro em Prova”, distinguindo os melhores vinhos do Porto e DOC Douro. Concertos de Diogo Piçarra (dia 7, sexta-feira) e de Raquel Tavares (dia 8, sábado) são outros dos fatores apelativos para uma visita a S. João da Pesqueira.

Manuel Natário Cordeiro, Presidente da Câmara Municipal, informa que “serão três dias repletos de atividades, com entrada livre e horário alargado, que vão permitir aos visitantes o acesso aos melhores produtores de vinhos do Douro e Porto, provando os seus vinhos icónicos e os lançamentos mais recentes em prova”.

O Presidente da Câmara Municipal regista ainda, com satisfação, que o rejuvenescimento do antigo largo da feira na nova Praça do Marquês “vai permitir dar outra visibilidade e engrandecimento à VINDOURO”.

 

Concurso de Vinhos “Douro em Prova” e Gastronomia Regional são outras das novidades desta edição

Concurso de Vinhos “Douro em Prova”, uma iniciativa da Câmara Municipal de S. João da Pesqueira, tem o intuito de potenciar e distinguir os melhores vinhos do Porto e DOC Douro presentes na VINDOURO.

O painel de provas é constituído pelos especialistas da mais conceituada publicação do setor, a Revista de Vinhos – A Essência do Vinho, incluindo o diretor da publicação, Nuno Pires, o crítico de vinhos e wine educator Manuel Moreira, a crítica de vinhos e de gastronomia Célia Lourenço e o redator Luís Costa.

Cada produtor poderá submeter até duas referências dos seus vinhos em prova, através do preenchimento da ficha de inscrição no concurso, e do respetivo envio para a organização (mais informações em www.vindouro.com).

A complementar o espaço de prova e exposição dos melhores vinhos do Douro, está prevista a presença de vários estabelecimentos de restauração, com as melhores especialidades da gastronomia regional duriense.

 

Animação garantida com Festa Pombalina

No concelho que possui a maior área de vinha classificada como Património da Humanidade e cuja demarcação foi da responsabilidade do Marquês de Pombal, a tradição mantém-se, com a recriação da atmosfera pombalina do século XVIII no centro histórico.

Durante os três dias do evento, os visitantes poderão passear e fazer compras no Mercado Pombalino e assistir ao Desfile Pombalino, um dos momentos mais aguardados do programa do evento, ao longo das últimas 15 edições.

Ponto alto será também o tradicional Jantar Pombalino, a ter lugar sexta-feira, dia 7 de setembro. A maior expressão da gastronomia regional duriense associada ao maior evento de vinhos do Douro.

VINDOURO – Wine & History é uma organização da Câmara Municipal de S. João da Pesqueira, com produção da Essência do Vinho e apoio da Revista de Vinhos e da Capital Douro – Associação Industrial, Comercial e de Serviços de S. João da Pesqueira.