Presidente da Federação de Canoagem é “Um Homem Feliz e Orgulhoso”

Foi pouco depois de Fernando Pimenta ter conquistado a segunda medalha de ouro, desta vez em K1 5000 m, que conversamos com Vítor Félix, Presidente da Federação Portuguesa de Canoagem.

Mundiais de Canoagem
Vitor Félix - ®DR

 

A “organização de excelência” conjugada com “os melhores resultados de sempre da canoagem portuguesa em mundiais” deixaram Vitor Félix “ Feliz e Orgulhoso” .

O momento era propicio à emoção e talvez por isso mesmo Vitor Félix, um pouco afastado das grandes manifestações de alegria, sorria.

Quisemos saber como se sentia depois de Portugal ter conquistado a segunda medalha de ouro.

“Um homem muito feliz! Era nosso objetivo [da federação] que este evento decorresse com grande qualidade e depois juntar os resultados desportivos, porque para quem participa num campeonato do mundo é sempre a sua grande ambição,  poder juntar o melhor dos dois mundos é juntar a cereja no topo do boloe como tive oportunidade de dizer ontem, sou um homem extremamente feliz, e os objetivos que nos propusemos para esta organização e para esta participação foram claramente ultrapassados”, fazendo de seguida um balanço deste mundial.

“É um balanço muito positivo, é o melhor campeonato do mundo de sempre em termos de participação desportiva, com a conquista de duas medalhas de ouro. Já o ano passado tínhamos conquistado na altura uma medalha de ouro e uma de prata, também através do Fernando Pimenta e agora com estas duas medalhas de ouro e a conquista do Bi campeonato, não podia estar mais satisfeito e queria desde já agradecer a todo o staf da Federação Portuguesa de Canoagem, que foram incansáveis, uma equipa fantástica que puseram de pé esta organização, que puseram Portugal e Montemor no mapa, o meu agradecimento a todos os atletas e à equipa técnica e claro que o meu destaque também vai para o Hélio Lucas e para o Fernando Pimenta que são os grandes protagonistas de hoje e de ontem, mas toda a nossa equipa está de parabéns e eu não podia deixar de estar muito orgulhoso”

Mas, não é ainda desta vez que a equipa da FPC vai descansar. É já no próximo fim de semana que vai acontecer o Mundial de Maratonas no Prado, em Vila Verde, também ele organizado pela Federação. Vitor Félix salienta o facto de “Há mais de um ano que andamos a pensar nestes dois eventos, a nossa equipa vai-se transferir para o Prado, para Vila Verde, algumas coisas já estão montadas, o resto da equipa vai para lá amanhã e começar já a pensar no próximo fim de semana e no campeonato do mundo de maratonas. Esperamos que o Jose Ramalho, possa conquistar esse titulo inédito que é o campeonato do mundo de Maratona, que possa ser um dia feliz, o próximo dia 8 de setembro, como foi este fim de semana”, continuando “Por muitas imagens e fotos que possam ser tiradas por muitas imagens que se possa pensar, eu ontem dizia que parecia que era um sonho, porque sabia que a medalha do Fernando, podia acontecer, era uma hipótese, ele estava entre os medalháveis, era um titulo que esperava alcançar aqui, mas poder num campeonato do mundo em casa, organizado por Portugal, ter um campeão do mundo português, era a todos os níveis impensável, e sou um homem extremamente orgulhoso que a canoagem possa ter tido um fim de semana memorável como foi este”.

Será que a conquista das medalhas de ouro, foi a melhor divulgação que este campeonato podia ter tido, perguntamos.  A reposta veio rápida: “Claramente, este fim de semana foi um grande momento de promoção da canoagem, acho que a canoagem nos últimos anos conseguiu conquistar o seu próprio espaço na imprensa, no entanto claramente este campeonato definitivamente conseguiu alavancar a promoção da canoagem no panorama desportivo nacional. Espero que amanhã os jornais deem algum relevo a este evento.  Quando me refiro aos jornais, refiro-me às capas, tivemos azar. O facto de ontem ter havido um Benfica Sporting, prejudicou e acho que o Fernando Pimenta e o Hélio Lucas mereciam uma capa de jornal como já outros atletas tiveram. Mas isto é mesmo assim. Não estou contra o futebol, o futebol tem gente com muito valor e tem tido grandes conquistas, mas acho que o Fernando merecia outro tipo de tratamento”.

Prevê-se um futuro trabalhoso, mas risonho para a Canoagem Portuguesa. “O grande desejo é que continuem a elevar bem alto o nome de Portugal. Claro que quando se atinge um patamar destes e se por vezes o mais difícil foi chegar cá, agora é manter, manter este nível. Eu costumo dizer que temos a melhor geração de sempre, não vai ser difícil manter, claro que continuamos a trabalhar, temos tido resultados nos escalões de formação, quer em juniores, quer em sub23, mas nomes como o Pimenta como o Emanuel, o João Ribeiro, a Teresa Portela ou a Joana Vasconcelos, são nomes que ficam no desporto e que serão difíceis de substituir. Formar jovens que possam vir a ser nomes grandes da modalidade, é esse o nosso grande desafio daqui para a frente” diz-nos Vitor Félix, Presidente da Federação Portuguesa de Canoagem.