Alvalade Medieval viaja até ao ano de 1510

Uma viagem ao passado de 508 anos é a proposta que a iniciativa Alvalade Medieval faz a todos os que visitem esta vila, do Concelho de Santiago do Cacém, de 14 a 16 de setembro. A recriação histórica pretende assinalar a atribuição da Carta de Foral à Vila de Alvalade, que aconteceu a 20 de setembro de 1510, pela mão do Rei D. Manuel I.

Alvalade, Santiago do Cacém
Alvalade Medieval (foto da edição de 2017)- ®DR

O Chanceler del Rey D. Manuel I ordena, em nome de sua majestade, que se faça feira durante 3 dias em Alvalade. Em cortejo, trajados a rigor, o rei D. Manuel I e o seu séquito, assim como as diferentes classes da época, percorrem as ruas do burgo. No mercado dezenas de artesãos recriam ao vivo as profissões e ofícios da época, enquanto nas tabernas os cheiros e sabores de outros tempos se fazem sentir.

Arrojados cavaleiros batem-se em torneios para impressionar as donzelas, e conquistar honrarias do Rei. Os saltimbancos trazem música e animação, odaliscas dançam ao som de ritmos de terras distantes. Há cuspidores de fogo, acrobatas, encantadores de cobras e domadores de aves de rapina, lê-se a sina e adivinha-se o futuro, mendigos e leprosos procuram caridade.

Várias representações teatrais trazem à praça e ruas da Vila de Alvalade a vida na Idade Media. Conheça a história do rocambolesco casamento de Maria Eugénia, que leva dois cavaleiros, à revelia do Bispo, a baterem-se num torneio a “Ferro e Fogo”.

O evento Alvalade Medieval teve início em 2002 e recria as tradições, os hábitos e os costumes, conjugando cultura, património e turismo. Uma viagem que nos leva a outro tempo e nos dá a conhecer a História de Alvalade.

A organização do evento é da Associação Cultural Amigos de Alvalade, que conta com o apoio da Câmara Municipal de Santiago do Cacém e da Junta de Freguesia de Alvalade.