VINDOURO: melhor edição de sempre leva visitantes em viagem aos vinhos, ao passado, presente e futuro

Com quase uma dezena de milhares de visitantes, portugueses e estrangeiros, a participação do Chefe de Estado, Marcelo Rebelo de Sousa, e do Ministro da Economia Manuel Caldeira Cabral, com um programa que alia os vinhos do Douro e do Porto, à história e à tradição pombalina, à música e à gastronomia, o mais antigo evento de vinhos do Douro, VINDOURO Wine & History | Festa Pombalina reafirma a sua importância e torna-se um evento incontornável na agenda económica, cultural e turística da Região e de Portugal.

São João da Pesqueira
VINDOURO - ®DR

 

“O sucesso desta grande festa pombalina, tendo no vinho o seu eixo central, mostra a vitalidade do Douro e a sua capacidade de atração de públicos e de agentes económicos”, revela com satisfação o Presidente da Câmara Municipal de São João da Pesqueira, Manuel Natário Cordeiro. Refere ainda que “trazer o evento para a nova Praça do Marquês, apostar numa comunicação forte e num programa que alia história, gastronomia, vinho e cultura, trabalhado pelos diferentes agentes da Região, foram cruciais para atingir um número recorde de visitantes e garantir uma cobertura mediática sem precedentes para o evento, para a Região e para os Vinhos do Porto e do Douro”. E assim, foi feito um brinde ao futuro, no coração do Douro, com os Senhores Presidente da República, apreciador confesso dos vinhos do Douro, e o Ministro da Economia, partilhado com os milhares de visitantes, nacionais e estrangeiros, que acorreram a São João da Pesqueira.

O evento foi também uma oportunidade de negócio para os produtores de vinho e de produtos regionais que marcaram presença.

 

Concurso “Douro em Prova” selecionou VINDOURO D’Honra

Um dos destaques da edição foi o lançamento do Concurso “Douro em Prova”, iniciativa da Câmara Municipal de São da Pesqueira, conduzida pelo painel de prova da Revista de Vinhos – A Essência do Vinho e presidida pelo Diretor da publicação, Nuno Guedes Vaz Pires.

A competição tem como objetivo distinguir e divulgar os melhores vinhos DOC Douro e Porto presentes no evento.

 

Conheça a lista de Vencedores

DOC Douro Branco:

– Bajancas Vinha do Corvo, 2016, de António Alfredo Lamas

– Porta Celeirós D´Oiro, 2017, de Miguel Videira Monteiro

 

DOC DOURO Tinto:

– Messias Vinha de Santa Bárbara, 2013, da Sociedade Agrícola e Comercial dos Vinhos

Messias, S.A.

– Poço da Velha, 2014, Fábricadouro Unipessoal Lda.

– Quinta do Caldeirão Reserva, 2013, da Sociedade Agrícola Quinta do Caldeirão, Lda.

– Quinta de Fafide 12 Barrels, 2014, de Rui Roboredo Madeira Vinhos S.A.

– Q Grande Reserva, 2014, Vinoquel – Vinhos Oscar Quevedo, Lda.

– Magno Ariso Grande Reserva, 2015, de Luís Pereira

– Ladeiras do Douro Tinto, Silva Prado Lda.

– Quinta do Pessegueiro, 2016, da Quinta do Pessegueiro

– Bafarela, Grande Reserva, 2016, de BRITES AGUIAR Lda.

 

DOC Porto:

– Quevedo Porto Tawny 20 Anos, de Vinoquel – Vinhos Oscar Quevedo, Lda.

– Messias Porto Tawny 20 Anos, da Sociedade Agrícola e Comercial dos Vinhos Messias, S.A.

 

Colheita Tardia

– OBLITI Douro Late Harvest, 2012, da Adega de Favaios

 

Transmissão em direto do Programa da RTP “Aqui Portugal”, Mercado, Cortejo e Jantar Pombalinos, concertos de Diogo Piçarra e Raquel Tavares e viagens de Balão de Ar Quente – uma programação pensada para todas as idades.

Cinco anos depois, o “Aqui Portugal” voltou ao coração do Douro para um dia de transmissões em direto, animação e pontos de reportagem. Diogo Piçarra e Raquel Tavares estrearam-se em concerto em São João da Pesqueira e os visitantes tiveram ainda pela possibilidade de desfrutar da paisagem a 30 metros de altitude, no Balão de Ar Quente.

O Leilão de Vinhos Históricos pôs em destaque duas dezenas de garrafas de vinho fortificado de diferentes anos, sendo a garrafa mais antiga de 1948. As receitas revertem para instituições de solidariedade social do concelho.

O mais antigo evento de vinhos do Douro aliou os vinhos regionais mais icónicos e os lançamentos mais recentes em prova à gastronomia da região, através da presença de restaurantes que apresentaram pratos típicos durienses.

VINDOURO Wine & History | Festa Pombalina é uma organização da Câmara Municipal de São João da Pesqueira, com produção da Essência do Vinho e apoio da Revista de Vinhos.