EM CONTAGEM DECRESCENTE PARA MAIS UMA EDIÇÃO DO FESTIVAL COLOMBO UMA CENTENA DE GOLFISTAS VÃO AO PORTO SANTO CELEBRAR OS 600 ANOS

Cumprindo a promessa que deixara, em maio (aquando da apresentação do Torneio de Golfe "600 anos da Madeira SGF/ACIF", concretizado no Campo de Golfe do Santo da Serra), de levar um torneio desta natureza ao Porto Santo, ainda este ano, a Secretária Regional do Turismo e Cultura e o Presidente da Comissão Executiva dos 600 Anos, em parceria com a Sociedade de Desenvolvimento do Porto Santo, promovem, no dia 15 de setembro – e enquanto parte integrante do Festival Colombo – o "Colombo's Golf Trophy – 600 Anos da Madeira e Porto Santo".

Madeira e Porto Santo
Torneio de Golfe Colombo - ®DR

 

À semelhança do que tem sido habitual em todos os eventos do Calendário Anual de Animação Turística do destino, realizados este ano, também o Festival Colombo surge, assim, associado a estas celebrações, desta feita através do Golfe, um produto que tem vindo a afirmar-se, a crescer na sua procura e a contribuir, de forma fundamental e estratégica, para a notoriedade turística do Porto Santo.
Aliás, reforça Paula Cabaço, «estas celebrações só fazem sentido se forem inclusivas, transversais e abrangentes a toda a sociedade, envolvendo toda a população, residente e visitante, naquela que é a programação para assinalar a data, o que mais uma vez se espera conseguir neste e nos vários momentos do Festival Colombo que, aliás, tem vindo a crescer e a conquistar o seu espaço graças ao envolvimento e à participação ativa de todos os porto-santenses».
Refira-se que este Torneio de Golfe irá decorrer, no dia 15 de setembro, entre as 9 e as 15 horas, seguindo-se a entrega do Troféu 600 Anos.

 

Desembarque de Colombo marca arranque do Festival

Ultimam-se os preparativos para que, durante 3 dias, entre 13 e 15 de setembro, a Vila Baleira se transforme numa cidade medieval para homenagear Cristóvão Colombo, vestindo-se a rigor e cumprindo a tradição, com muita animação à mistura, entre as 19.30 e as 00.00 horas, visando surpreender os residentes mas, também, os muitos turistas presentes, com a ocupação hoteleira a rondar os 95% – a melhor até agora registada, por altura deste cartaz.
Do programa do evento, organizado pelo Governo Regional, destacam-se as atuações teatrais e musicais, as arruadas e os espetáculos de Saltimbancos, Acrobatas e Malabaristas, assim como os inúmeros espetáculos de malabares de fogo, dança persa e música da época, a cargo da Companhia de Teatro Vivarte. Destaca-se, igualmente, a decoração, o artesanato e a gastronomia típica da época que, mais uma vez, marcam presença na tradicional Feira Quinhentista.
Como ponto alto do Festival, mantém-se, na quinta-feira, dia 13 de setembro, a partir das 20.00 horas, o Desembarque de Cristóvão Colombo, seguido de Cortejo Histórico pelas principais ruas da cidade.
Mantêm-se, igualmente, as atividades vocacionadas para o público mais jovem – o Castelo dos Petizes e o dos Infantes – espaços onde será reproduzido o mercado quinhentista, com tendas e bancas, jogos de destreza e espetáculos para as crianças.
Acresce referir que, ao nível da oferta cultural, a Casa-Museu Colombo preparou um programa para os mais novos, que terá lugar nas manhãs dos dias 13 e 15 de setembro, tendo como tema central Cristóvão Colombo e as suas viagens.