“Chapéus na Rua – Lisbon’s Busking Festival” está aí

O festival de expressão artística acontece de 14 a 16 de setembro pelas ruas de Lisboa. Este evento é produzido pela COR.D'A – Corrente d' Arte Associação e tem como intuito quebrar as diferenças de acesso à cultura e promover os artistas e a arte de rua, querendo afirmar-se como o "Festival de Circo de Lisboa".

Festival de Circo de Lisboa
Chapéus na Rua – Lisbon's Busking Festival - ®DR

 

O evento de acesso livre é baseado no conceito de Busking, uma prática usada por vários artistas na europa e que tem origem na tradição milenar em que o teatro primava por um contacto mais direto com os espectadores no centro da polis. Os artistas, formados e com experiência nas áreas do espetáculo, farão as suas performances e no final passam o seu chapéu para que as pessoas, consoante a sua opinião e dentro das suas possibilidades, contribuam pelo espetáculo a que assistiram.  A passagem do chapéu contribui para a educação do público na medida em que o incentiva a valorizar a arte de rua, propondo uma bilheteira democrática em que cada uma decide o valor da doação. Esta iniciativa conta com a presença de 14 artistas nacionais e internacionais, que pretendem mostrar o que de melhor se faz na rua com demonstrações de teatro, música, malabarismo, dança, mastro chinês e marionetes. O festival  quer ainda desmistificar a ideia de que a arte de rua está associada à pobreza dos seus artistas e mostrar que a cultura é inclusiva e deve estar ao alcance de todos!

De 14 a 16, o festival estará em diferentes pontos da cidade com demonstrações de teatro, música, malabarismo, dança, mastro chinês e marionetas, num fim-de-semana de cultura para todos.

Esta iniciativa já vai na sua 3a edição e tem sobrevivido com apoios reduzidos, tanto para a sua realização como para o pagamento aos artistas e organização, que representam a alma do festival.

O festival quer, sobretudo, mostrar que a arte de rua não é pobre, que a cultura é inclusiva e deve estar ao alcance de todos!

PROGRAMA:

6.ª feira | 14 setembro

16h30: CIRCO ESCOLAS – “Out of the Blue” – Local: Largo do Intendente de Pina Manique

19h00: CABARET DE ABERTURA – Mastro chinês, palhaços, música, malabarismo, dança e marionetas. – Local: Largo do Intendente de Pina Manique

 

sábado | 15 setembro

Espetáculos de Rua – Largo do Intendente

15H00 – DUOINSTAVEL

15H30 – JOE FLEMING BAND

16H15 – HEAVEN

17H00 – CUL DE SAC

17H45 – O SEMÁFORO

18H30 – OUT OF BLUE

19H15 – SUSSURO EN CONCIERTO

 

Espetáculos de Rua – Campo Das Cebolas

13H00 – O LAVRADOR

17H00 – DUOINSTAVEL

18H00 – HEAVEN

21h00: CABARET DAS CULTURAS – espetáculo que apresenta diversas técnicas de circo, desde o malabarismo, mão-a-mão, palhaço, magia, lira, tecido, mastro chinês e muito mais. – Local: R. Maria da Fonte, 1170-013 Lisboa

 

domingo | 16 setembro

11h00: WORKSHOP GERAÇÕES – Local: O Espaço (Rua Damasceno Monteiro, 85)

Espetáculos de Rua – Largo do Intendente

15H00 – DUOINSTAVEL

15H30 – A ÁRVORE CANTADA

16H15 – O SEMÁFORO

17H00 – CUL DE SAC

17H45 – HEAVEN

18H30 – JOE FLEMING BAND

19H15 – OUT OF THE BLUE

Espetáculos de Rua – Campo Das Cebolas

13H00 – JOE FLEMING BAND

17H00 – OUT OF THE BLUE

18H00 – SUSSURO EN CONCIERTO

22h00: “Um belo dia” – Local: Chapitô (Rua Costa do Castelo nº7)