“Outono Vivo” – volta a marcar a agenda cultural açoriana

A edição 2018 do “Outono Vivo”, festival literário, feira do livro e um dos principais cartazes turísticos culturais dos Açores, decorrerá entre 26 de outubro e 11 de novembro próximos, no Auditório do Ramo Grande e na Academia da Juventude e das Artes, na Praia da Vitória, trazendo até à cidade de Nemésio nomes como Ruy de Carvalho, Rodrigo Guedes de Carvalho, Pedro Giestas e Marco Costa.

Praia da Vitória
“Outono Vivo” - ®DR

 

No décimo terceiro ano da sua realização, o “Outono Vivo” volta a marcar a agenda cultural regional durante 17 dias, numa organização da Câmara Municipal da Praia da Vitória e da Cooperativa Praia Cultural, com o apoio do Governo dos Açores e da Papelaria 96, parceira fundamental na montagem da famosa feira do livro.

Com início previsto para o final de tarde de 26 de outubro, o programa do XIII “Outono Vivo” ainda está em fase final de elaboração, sabendo-se já que grandes nomes da literatura, do pensamento e das artes virão até à Praia da Vitória: Ruy de Carvalho e Pedro Giestas (atores); Joel Neto, Luís Corredoura, Vamberto Freitas, José Mário Silva, Ana Margarida de Carvalho, João Pinto Coelho e Rodrigo Guedes de Carvalho (escritores); Daniel Sampaio (psicólogo e escritor); Edgar Valles (advogado); Silvestre Fonseca (guitarrista clássico) e Marco Costa (autor de livro de culinária, mais conhecido pela sua participação em reality shows televisivos), entre outros.

Assim, a 27 de outubro, regressam ao Bar da Academia da Juventude as “Conversas às 8”, subordinada à temática “Amigos Imaginários”, tendo como oradores, entre outros, o conceituado psicólogo e escritor Daniel Sampaio. Neste mesmo dia, pelas 21h30, o Grupo de Teatro Alpendre apresenta a peça “Mar Me Quer”, um texto do escritor Mia Couto com direção de atores de Pedro Giestas.

No dia 28 de outubro, serão desenvolvidas diversas iniciativas em estreita colaboração com o Centro Local de Aprendizagem da Universidade Aberta, estando também previsto que a escritora Maria João Fialho Gouveia (filha do conhecido apresentador de televisão Fialho Gouveia) apresente o seu mais recente livro – “Os Távoras – Entre a Virtude e o Pecado”, da editora Bertrand.

No dia seguinte, Edgar Valles, reconhecido advogado, apresentará algumas das suas publicações relacionadas com matérias jurídicas, ficando para o dia 30 de outubro a apresentação dos livros “Larga Quem não te Agarra” e “Todos os dias São Para Sempre”, de Raúl Minh´alma.

Do programa ainda provisório, para o último dia de outubro, realce para a apresentação do livro “Crónicas entre o Atlântico”, de Teresa Cardoso Ribeiro, bem como para a atuação do conceituado Guitarrista Clássico, Silvestre Fonseca.

Novembro de grandes nomes

Novembro começa no “Outono Vivo” com a exibição do filme “Al Berto”, de Vicente Alves do Ó, no âmbito da II Temporada do Ciclo “O Outro Lado do Cinema”, uma parceria iniciada este ano entre a Autarquia praiense e o Cine Clube da Ilha Terceira.

No dia 3 de novembro, lugar à apresentação do livro do jovem escritor, Samuel Pimenta, “Iluminações de Uma Mulher Livre”, editado pela Marcador, sendo que este dia ficará marcado ainda pela exibição da peça “Trovas & Canções – Atores, Poetas e Cantores”, um espetáculo de homenagem à língua, literatura, escritores, cantores e poetas portugueses, que fará subir ao palco do Auditório do Ramo Grande nomes conceituados como Ruy de Carvalho, João de Carvalho, Ricardo Gama, João Correia, Adelaide Sofia e Miguel Oliveira.

Continuando em alta, no dia 4 de novembro, no espaço de bar da Academia de Juventude e das Artes da Ilha Terceira organizar-se-á uma mesa redonda que juntará Joel Neto, Luís Corredoura, Vamberto Freitas, José Mário Silva, Ana Margarida de Carvalho, João Pinto Coelho e Rodrigo Guedes de Carvalho.

A edição 2018 do festival de artes e letras da Praia da Vitória prossegue com a apresentação da mais recente publicação de Fernanda Botelho (escritora ligada ao projeto Eco Escolas), a 7 de novembro, o mesmo dia em que Pedro Giestas (ator e encenador) fará uma sessão de “Café com Poesia”. No entanto, a participação de Pedro Giestas neste “Outono Vivo” não se ficará por aqui: a 8 de novembro ele ministrará uma formação em Teatro e, a 9 de novembro, apresentará a peça “A Visita”, escrita e dirigida pelo próprio, no Auditório do Ramo Grande.

Por fim, para já, está também confirmada a vinda à Praia da Vitória de Marco Costa, autor de um livro de culinária (mas também conhecido pela sua participação em reality shows televisivos), que apresentará “Receitas com Segredo”, editado pela Oficina do Livro.

A 13.ª edição do “Outono Vivo” voltará a contar com uma feira do livro com milhares de exemplares com descontos nos preços, juntando na Praia da Vitória dezenas de editoras. Para além dos livros, teatro, música, mesas redondas, workshop’s e formações marcam a agenda deste que é um dos principais cartazes turísticos culturais dos Açores.

 

 

Fonte: CMPV