Vitor Costa com quatro prioridades para o Turismo da Região de Lisboa

O funcionamento do atual modelo da regionalização turística, a estratégia da região, o impacto do atual número de turistas e a capacidade aeroportuária são as quatro questões essenciais a ter em consideração no próximo mandato de Vitor Costa, enquanto Presidente da Entidade Regional de Turismo da Região de Lisboa (ERT-RL). A tomada de posse dos Corpos Sociais, eleitos para o período 2018-2023, foi hoje em Setúbal, na presença da secretária de Estado do Turismo, Ana Mendes Godinho, e da Presidente da Câmara de Setúbal, Maria das Dores Meira.

Turismo da Região de Lisboa
Tomada de posse Corpos Sociais 2018-2023 da ERT-RL - ®DR

 

“O Turismo Regional é um elemento fulcral para o desenvolvimento turístico e, por isso, a organização regional, nomeadamente através das entidades e das agências regionais, deve ser dignificada e valorizada como um parceiro essencial do Estado e dos seus organismos e da estrutura empresarial”, salientou o presidente da ERT-RL, criticando a pouca autonomia administrativa e financeira das mesmas.

Durante a cerimónia, o responsável mostrou-se satisfeito com a opção estratégica definida no primeiro mandato e com os resultados alcançados: a aposta no fortalecimento da marca Lisboa, pelo desenvolvimento e promoção de mais conteúdos, e o reforço de cinco centralidades – Grande Lisboa, Sintra, Cascais, Arrábida e Arco do Tejo, como forma de beneficiar da capacidade de atração internacional de Lisboa para benefício conjunto.

Relativamente ao impacto do atual número de turistas, Vitor Costa defende que “ao valorizar as cidades e as regiões”, o Turismo ajuda a evidenciar os problemas existentes, mas que não pode ser o ‘bode expiatório’ porque os “problemas também existem onde não há turismo e não seriam resolvidos se o Turismo desaparecesse.”

O presidente da ERT-RL reforçou ainda que as infraestruturas aeroportuárias existentes são inadequadas e não permitem que o Turismo cresça e se desenvolva ainda mais, pelo que é premente tomar decisões.

Vitor Costa mostrou-se otimista para o próximo mandato, que decorre até 2023, e reafirma que a ERT-RL mantem-se disponível para continuar trabalhar com os Municípios, Governo e empresas do sector do turismo.

A cerimónia de tomada de posse nos novos corpos sociais da ERT-RL decorreu hoje em Setúbal, com a presença da secretária de Estado do Turismo, Ana Mendes Godinho, da presidente da Câmara Municipal de Setúbal, Maria das Dores Meira, do presidente da Confederação do Turismo de Portugal (CTP), Francisco Calheiros, do presidente da Associação Nacional de Turismo (ANT), Francisco Coelho e dos restantes elementos dos Corpos Sociais da ERT-RL.

A ERT-RL tem como missão a valorização e o desenvolvimento das potencialidades turísticas da Área Regional de Turismo de Lisboa e integra representantes das Câmaras Municipais da Região e das associações mais representativas do setor.