LABORATÓRIO UPCELLS – Vacina contra o cancro pode estar a caminho

Laboratório UpCells acolhe projeto para verificar viabilidade de produção de vacina de células dendríticas. A vacina terá uma futura aplicação no tratamento de tumores pancreáticos e das não pequenas células do pulmão.

Vacina contra o cancro
Antiga Faculdade de Medicina de Coimbra - ®Jorge Farinha

 

No próximo dia 25 de setembro, às 15h00, o Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Manuel Heitor, marca presença na inauguração do laboratório UpCells, localizado na antiga Faculdade de Medicina de Coimbra. Este projeto de Investigação e Desenvolvimento Tecnológico é realizado em parceria entre a Tecnimede, companhia farmacêutica de múltiplas valências em prol da saúde, a Universidade de Coimbra e a UC Tecnimede.

O laboratório UpCells servirá de palco ao projeto ImmunoDCs@CancerStemCells, que consiste no desenvolvimento de uma vacina direcionada para células estaminais cancerígenas, uma abordagem inovadora com enorme potencial e valor acrescentado para os doentes oncológicos.

Após a inauguração do UpCells, o Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior também participará, na sala do senado, na Reitoria da Universidade de Coimbra, pelas 16h00, no debate –  As Novas Fronteiras da Saúde: Do Saber à Investigação, onde será discutida a importância para a saúde pública da relação entre a indústria farmacêutica e as universidades.