Subida à Glória ou o triunfo do amor?

Este ano esta mítica prova [Subida à Glória] teve como vencedores das finais masculina e feminina, Miguel Salgueiro e Marta Branco, um jovem casal de namorados que fazem do ciclismo a sua forma de vida.

prova mais pequena do mundo
Subida à Glória 2018 - José Morais

Decorreu no passado sábado (22) a “Subida à Glória” Jogos Santa Casa, centenária prova em duas rodas, que une a Praça dos Restauradores ao Bairro Alto.

Com 265 metros de distância e uma inclinação de 17%, a Subida à Glória faz parte da tradição do ciclismo de competição em Portugal, já que se realiza oficialmente desde 1913 , sem ter sofrido alteração de percurso.

A Subida à Glória Jogos Santa Casa trouxe mais uma vez animação e alegria
à Praça dos Restauradores, com 123 valentes ciclistas a treparem a Calçada da Glória que  com uma inclinação acentuada, obriga a uma esforço muito duro principalmente  numa noite particularmente quente, como a que se fazia sentir em Lisboa.

Marta Branco é já repetente,  tendo  vencido a edição de 2017, Mas o triunfo deste ano foi uma surpresa , A Campeã Nacional de BTT, em Juniores , disse não estar  em grande forma como estava no ano passado porque tem feito muitas corridas,  mas orgulhosa  do feito, explica “Chegar lá acima não é fácil, parece que as forças acabam e não dá mais, mas depois o público anima-nos, são fantásticos. Foi espetacular, espetacular!”  .

Feliz e sempre sorridente, a vimaranense de 19 anos, teve ao seu lado no pódio o namorado Miguel Salgueiro da equipa Sicasal/Constantinos que admitiu a dificuldade de conseguir uma vitória na Calçada da Glória. “Isto é uma subida duríssima, é arrancar à morte e dar tudo o que temos. Sou bastante explosivo, mas também tenho muita resistência e acredito que por essa razão consegui fazer a subida toda sempre em altas.”

Namorados há pouco mais de dois anos os vencedores da “Subida à Glória”,  Marta e Miguel, concordam que o público é um dos grandes responsáveis pelo sucesso na prova: “É um evento espetacular que eu adoro e a organização está de parabéns! As pessoas dão um apoio incrível ao longo destes 265 metros e estou mesmo muito contente por ter vencido aqui.”, rematou o jovem de 19 anos, natural de Odivelas.

Tiago Simões da equipa Fortunna/Maia conseguiu o melhor tempo da noite, 36,77 segundos, ficando muito perto do record de 35,59 segundos alcançado em 2015 por Ricardo Marinheiro.

Em destaque na festa da Glória, esteve ainda Fernando Anjos, que ao pedalar mascarado de havaiana com uma grande peruca vermelha e uns enormes óculos azuis venceu o Prémio da Originalidade.

Uma das estreias mais esperadas da noite foram as bicicletas híbridas com motores de potencia limitada a 250W, que apesar de não contarem para a classificação da prova, foram disponibilizadas pelas diversas marcas  presentes no evento, a quem as quizesse experimentar na subida sem despender tanto esforço como nas bikas tradicionais,

Os Jogos Santa Casa apoiaram pelo quarto ano consecutivo a Subida à Glória, numa iniciativa integrada na Semana Europeia do Desporto e que coincidiu com o final da Semana Europeia da Mobilidade.

 

Artigo em parceria com a revista Notícias do Pedal.