1.º Festival de Teatro de Montalegre

Nos primeiros dois fins de semana de novembro, realiza-se a primeira edição do "Festival de Teatro de Montalegre". Um evento que promete ser uma referência cultural do concelho numa "geografia aberta" que irá ter cinco companhias de teatro. A iniciativa, patrocinada pelo município de Montalegre, terá na coordenação o dramaturgo barrosão Abel Neves.

Montalegre
1.º Festival de Teatro de Montalegre - ®DR

 

Foram os antigos gregos que inventaram o teatro, esse lugar onde umas tantas pessoas se atrevem a mostrar trabalhos de representação diante de outras, celebrando os feitos, os vícios e as virtudes da humanidade, os seus conflitos, as suas crenças e os seus humores. Alguém faz alguma coisa e outros assistem, todos próximos e irmanados num mesmo acto: viver, e, se possível, melhor.
O teatro é, pois, um espaço físico partilhado pelos que fazem acontecer as artes de cena e o Público. Representar uma história – narrá-la e vivê-la com intensidade, seja farsa, tragédia, drama ou comédia – e para não defraudar a expectativa do Público, exige o estudo, o cuidado e a alegria que outros trabalhos também exigem, mas com as suas diferenças, claro, porque diferentes são os modos e as artes de andar por aqui.
Pretendendo ser, adiante, mais do que uma simples “mostra de teatro”, o Festival de Teatro de Montalegre, que pela primeira vez se apresenta neste Outono de 2018, ao honrar o património legado pelos antigos gregos, homenageia o teatro português e as suas Companhias, privilegiando aqueles que, tendo inventado e defendido estruturas de criação e produção, ao longo de muitos anos têm resistido aos infortúnios que diariamente pesam sobre as artes teatrais.
Neste primeiro Festival de Teatro de Montalegre, que em boa hora a Câmara Municipal entendeu patrocinar, estão presentes Companhias de Campo Benfeito/Castro Daire [Teatro do Montemuro], de Coimbra [A Escola da Noite], de Braga [Companhia de Teatro de Braga], de Lisboa [A Barraca] e de Évora [CENDREV – Centro Dramático de Évora]. São cinco espectáculos que se cumprem também por uma geografia aberta.
Acompanhando as apresentações teatrais do Festival, está aberta ao Público – durante o mês de Novembro no Ecomuseu – uma vigorosa exposição de Máscaras, da autoria do artista plástico e actor António Jorge.
Que vos seja simpático e proveitoso este primeiro Festival de Teatro de Montalegre. Obrigado pela vossa presença.

Abel Neves

Fonte: CMM